249 pessoas diagnosticadas com cancro do pulmão no país

Celebra-se, hoje, o dia mundial do cancro do Pulmão. E em 2019 foram diagnosticados 249 casos, no país. O tabaco é a principal causa da doença que ataca na sua maioria pessoas acima dos 50 anos.

O Cancro do Pulmão é uma doença que afecta as vias respiratórias, sobretudo os pulmões, é grave, crónica e bastante perigosa, tanto que, por ano, morrem cerca de dois milhões pessoas no mundo.

Nos últimos anos a doença tem vindo a evoluir e afecta pessoas acima dos 50 anos.

Os doentes têm uma tosse que torna-se persistente, depois a tosse evoluí e pode ou não vir com sangramentos, fazem ainda parte dos sintomas a falta de ar, asma ou ronquidão, fadiga, falta de apetite, fadiga, dores no peito.

Segundo o médico Pneumologista, Albertino Uamusse, esses sintomas são parecidos com os de outras doenças, só chegam ao tratamento numa muito tardia.

“O grosso chega numa fase tardia, porque o cancro do pulmão é uma doença incendiosa e aparece de forma paulatina, e por conta disso, muitas vezes, quando aparecem os primeiros sintomas os doentes se dirigem as unidades sanitárias de cuidados primários e são tratados como pneumonia ou tuberculoses e só chegam as unidades sanitárias numa fase tardia e avançada”, explicou o médico.

Nos últimos 60 anos os casos duplicaram e só no ano passado foram diagnosticados 249 casos de cancro do pulmão no país.

“Desses casos, chegaram ao hospital Central de Maputo, mais de 45 casos e desses casos tivemos 19 óbitos, nos últimos cinco anos esta tem sido a segunda causa de internamento no serviço de pneumologia e também a segunda causa de óbitos, nesse serviço”, avançou o pneumologista.

Pessoas com histórico na família têm 5 vezes mais chances de ter o cancro e os consumidores de tabaco tem 30 vezes mais chances de ter a doença.

 A efeméride é celebrada sob o lema “Dou mais tempo a vida-Juntos Venceremos o Cancro do Pulmão”  

 

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique