Alambique em concerto no Franco esta sexta-feira

 Alambique em concerto no Franco esta sexta-feira

Alambique é próximo grupo que irá actuar no Centro Cultural Franco-Moçambicano. O espectáculo esta marcado para Sala Grande, esta sexta-feira, às 20h30.

Alambique é uma banda musical moçambicana criada em 1984 por Hortêncio Langa e Arão Litsure. Estes dois músicos (que faziam parte de um trio acústico com João Cabaço) decidiram criar o agrupamento com o intuito de explorar novos ritmos e sonoridades, recorrendo a novas abordagens, fundindo melodias tradicionais da canção popular moçambicana com harmonias do jazz e da bossa nova.

A nota do CCFM lembra que “Alambique” impôs-se na arena musical nacional como uma banda de jazz-fusion moçambicana, realizando experiências notáveis com a composição de temas próprios e a harmonização "jazzística" e interpretação de temas da canção tradicional e da música popular urbana. Alambique foi um dos protagonistas das sessões de Jazz animadas por Ricardo Rangel, grande entusiasta do jazz, nas casas de pasto da capital, durante os anos 90 até à sua desintegração. Fizeram digressões pela Escandinávia, nomeadamente: Suécia, Noruega, Dinamarca (1987), Finlândia e também pelo Zimbabwe (1990).

Considerando a dinâmica do desenvolvimento do sector da cultura, em função do surgimento de novos músicos e instrumentistas com formação académica, ?Alambique? retorna aos palcos para prosseguir os objectivos musicais e artísticos numa perspectiva mais ousada, agregando uma secção de sopros e percussão, com a integração de músicos saídos da Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane e um baixista de experiência comprovada.

Actualmente a banda integra os seguintes músicos: Hortêncio Langa (voz e guitarra), Arão Litsure (voz, guitarra e saxofone), Adérito Gomate (teclados), Armindo Salato (voz e baixo),  Almeida Ngoca (bateria), Alcídio Pires (Percussão), Sarmento (sax/alto), Arsénio Nhauando (trombone).
 

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique