Banco Mundial aprova doação de USD 150 milhões para Moçambique

 Banco Mundial aprova doação de USD 150 milhões para Moçambique

O Banco Mundial aprovou, semana passada, uma doação financeira no montante equivalente a 150 milhões de dólares americanos em apoio ao Projeto de Desenvolvimento Integrado de Estradas Vicinais do Governo de Moçambique, refere um comunicado da instituição.

Este financiamento da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA) será utilizado para melhorar o acesso rodoviário em áreas rurais selecionadas das províncias da Zambézia e Nampula, onde vive a maioria da população rural carenciada do país.

Ainda de acordo com o Banco Mundial, a taxa de pobreza no país aumentou em 5% na província da Zambézia no período compreendido entre 2003 a 2009, e permaneceu inalterada na província de Nampula.

"Enquanto a agricultura emprega cerca de 80% da força de trabalho total do país e gera cerca de 30% de seu Produto Interno Bruto (PIB), a sua produtividade permanece baixa e é limitada por muitos factores, incluindo o acesso limitado as regiões rurais", sustenta o documento.

A produtividade agrícola é particularmente baixa nas províncias de Nampula e Zambézia onde a população encontra-se dispersa.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique