Brexit: Boris Johnson exige novas negociações com União Europeia

 Brexit: Boris Johnson exige novas negociações com União Europeia

O Brexit continua complicado mesmo sob a liderança do novo Primeiro-ministro britânico. Boris Johnson exige novas negociações com à União Europeia.

A saída do Reino Unido da União Europeia continua problemática mesmo sob novo comando de Boris Johnson, o sucessor da ex-Primeira-ministra britânica Theresa May.

Johnson havia prometido tirar os britânicos da União Europeia, mesmo sem nenhum acordo, mas agora tende a recuar da sua decisão. O novo Primeiro-Ministro exige novas negociações com União Europeia, depois de esta ter fechado as portas de qualquer alteração.

Johnson disse que se a União Europeia não quiser negociar vai arcar todas as responsabilidades de um Brexit sem acordo. O Parlamento britânico mostra-se disposto a tudo, menos a backstop e um brexit sem acordo, que tantas vezes votou contra.

"Se a posição da UE é que o acordo de saída não pode ser alterado - sem adicionar ou retirar condições, ponto final... que é a posição que assumem... Então, neste caso estão a tomar a decisão de ver o Reino Unido sair sem acordo. E esta é uma responsabilidade que vão ter de assumir. Gostaríamos de chegar a acordo, mas o "backstop" nos termos em que está é antidemocrático e é algo que terá de ser removido," disse Boris Johnson.

"Vamos deixar a União Europeia a 31 de Outubro, foi para isso que o povo deste país votou, foi para isso que os deputados votaram e é isso que os parlamentares deste país devem fazer. Creio que os deputados devem seguir em frente e cumprir o que prometeram várias vezes ao povo deste país. Cumprirão o mandato de 2016 e deixarão a UE a 31 de outubro," acrescentou.

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique