Chissano rendido à “grande dimensão” de Mutola

 Chissano rendido à “grande dimensão” de Mutola

O antigo chefe de Estado Joaquim Chissano não ficou indiferente à passagem, ontem, dos 20 anos após a conquista por Lurdes Mutola da medalha de ouro em Sydney, Austrália. Chissano, que falava à margem das comemorações do Dia das Forças Armadas e Defesa de Moçambique (FADM), referiu-se a conquista da “menina de ouro” como um feito inédito que deve orgulhar a todos moçambicanos.

“É um facto que nos honrou muito. Lurdes Mutola teve muita grande popularidade não só ao nível de Moçambique como também internacional. Portanto, foi uma figura que elevou bem alto a bandeira do nosso país, tornando-a mais visível no mundo com a vitória de Lurdes Mutola”, enalteceu o antigo chefe de Estado

Para Joaquim Chissano, “Lurdes Mutola é o exemplo da capacidade da mulher moçambicana em se afirmar na sociedade”.

Chissano recuou no tempo para descrever Lurdes Mutola: “Como sabem, no passado não havia muitas desportistas do sexo feminino. Não havia futebol feminino aqui. Ela foi a primeira e, no fim, colocou pela primeira vez Moçambique no topo. Uma mulher. Isso, para Moçambique, é muito importante por causa do esforço que nós fazemos para a emancipação da mulher”.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique