Chitsondzo abre o projecto “conversa para enganar o tempo”

  Chitsondzo abre o projecto “conversa para enganar o tempo”

O  Centro Cultural Brasil-Moçambique (CCBM) vai apresentar o projecto “conversa para enganar o tempo” e terá como seu primeiro convidado o compositor e intérprete Roberto Chitsondzo.

Trata-se de uma proposta artístico-cultural para a cidade de Maputo que passará a promover o encontro no informal entre figuras da sociedade moçambicana, incluindo artistas, políticos e desportistas que têem “estórias” para contar.

“Este projecto é uma nova forma de viver a arte, num ambiente descontraído como se fossem as conversas em volta da lareira do nosso “Nkaringana wa Nkaringana”, sem idade e sem fronteiras e quase sem assunto, só para não deixar que o tempo nos engane”, lê-se no comunicado.

O músico convidado para abrir as portas do  “conversa para enganar o tempo”, Roberto Chitsondzo, é dono de uma voz que se impõe há mais de 30 anos na música moçambicana

“É um cantor que não apenas nasceu em Moçambique. Moçambique está nascendo dele, do talento de alguém que nos canta a todos nós e que celebra os lugares e os nomes que temos sem que o soubéssemos antes”, disse Mia Couto citado pelo comunicado.

Chitsondzo emprestou a voz aos Ghorwane–os bons rapazes, quando quase estremeceu com a perda de uma outra voz pujante, o Zeca Alaje, intérprete de, entre outros sucessos, o popular “Massotxa”, e isso fez dele o que, no fundo, já o era, o músico de sucesso e exímio cantador de estórias. É um pouco por aí que vai a responsabilidade de ser a primeira presença para esta “nova forma de ser” na cidade, a “Conversa para Enganar o Tempo”, revivendo momentos, lugares e as várias nuances da vida.
“Encontros com quem tem histórias para contar e inspirar novas histórias” é assim que se resume o novo projecto do Movimento Literário Kuphaluxa, que tem o CCBM como palco.

“Conversa para Enganar o Tempo” irá acontecer todas as terças-feiras às 18 horas no CCBM.
 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique