FDC divulga causas da desnutrição crónica em Nampula

 FDC divulga causas da desnutrição crónica em Nampula

Nampula produz muita comida, mas a população alimenta-se mal e prefere vender os alimentos. A conclusão é de uma pesquisa da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC) que procurou entender as causas da desnutrição crónica que afecta 55% das crianças, um número que está acima da média nacional estimada em 43 por cento.

A província de Nampula tem um grande potencial na produção de alimentos, onde só no ano passado atingiu cerca de 10 milhões de toneladas.
A FDC juntou parceiros nacionais e internacionais para estudar o comportamento que explica essa contradição e concluiu que uma das causas é o facto de as pessoas produzirem mais para vender, ignorando a sua dieta alimentar.

Num dos distritos estudados, os pesquisadores encontraram a ligação entre a desnutrição crónica e a água impropria que a população consome.
Os dados preliminares serão aprofundados mais e no relatório final a FDC pretende trazer sugestões para a província mais populosa do país melhorar os indicadores no combate a este problema de saúde pública.

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique