Jornalista detido em Cabo Delgado

 Jornalista detido em Cabo Delgado

Amade Abubacar jornalista da Rádio Comunitária de Nacedje, em Cabo Delgado, foi detido na manhã deste sábado pela Polícia da República de Moçambique, supostamente por ter fotografado centenas de familias que estao abandonar aldeias remotas do distrito de Macomia, devido a intensificação dos ataques armados.

Segundo testemunhas, a detenção ocorreu em plena via pública, concretamente na terminal dos transportes de passageiros, e foi feita por cinco policiais de proteção civil, que arrancaram o telemóvel e algemaram o repórter que foi posteriormente conduzido as celas do Comando distrital de Macomia.

Mais tarde, de acordo com as fontes, Amade Abubacar foi transferido para o distrito de Mocimboa da Praia, supostamente para interrogatório no quartel militar.

O jornalista, segundo apurou OPAIS,  e também suspeito, de estar a publicar com frequência, notícias sobre os ataques armados, que nos últimos tempos tem sido registados quase todos os dias, obrigando as populações abandonar as aldeias para as vilas e cidades, zonas consideradas relativamente seguras.

Entretanto, o Delegado do Instituto de Comunicação Social de Cabo Delgado, Paulo Cazimoto, e o  porta voz da polícia em Cabo Delgado, Augusto Guta, ainda não tem conhecimento sobre o caso.

Esta é a segunda detenção de jornalistas registada nas zonas de ataques armados na província de Cabo Delgado, onde os agentes da lei e ordem tem estado a impedir simples cidadãos de captar e publicar imagens das zonas de risco através do telemóvel.

Em Dezembro último, dois jornalistas, um nacional e um  estrangeiro, foram detidos e mantidos reféns durante 3 dias, num quartel militar localizado no distrito de Palma, tendo sido confiscadas 3 câmaras de filmar, seis celulares, 2 computadores portáteis e outro material de trabalho, que até hoje, segundo os proprietários, continuam nas mãos das Forças de Defesa e Segurança, que tem estado a garantir a proteção  da população.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique