Lucica Dutiu impressionada com envolvimento do PR na luta contra TB

 Lucica Dutiu impressionada com envolvimento do PR na luta contra TB

Lucica Dutiu lidera uma equipa das nações Unidas que tem por objectivo acabar com a tuberculose no mundo. A Stop TB partinership foi fundada em 2001 e conta atualmente com mais de 1700 organizações parceiras focadas no combate contra a tuberculose. Diz que enquanto respirarmos estamos todos em risco de contrair a doença,

“é uma doença que está entre nós há centenas de anos, mas, apesar disso, continua a mais infeciosa no mundo, mata mais que a malária, mata mais que o HIV e mais que as duas juntas”, disse que Dutiu acrescentando que enquanto o ambiente estiver contaminado não valerá nada que levemos uma vida saudável.

A Stop TB Partnership coopera com Moçambique há cerca de 12 anos no combate à tuberculose. Apoiando com medicamentos e meios de diagnóstico da doença e financiando diversos projectos para além de apoiar as actividades da sociedade civil que desenvolvem suas actividades no combate à tuberculose.

Mas que a boa notícia é que em Moçambique sente-se cometimento do ministério da saúde no combate a este mal e que o presidente moçambicano era um campeão na luta contra à tuberculose. “Por exemplo, no meu país os políticos estão envolvidos em grandes disputas políticas e ninguém está cometido com a tuberculose”, referiu acrescentando Dutiu: “Estou muito, muito impressionado por que sua excelência é o primeiro a liderar o caminho, a dirigir o diálogo e a dar atenção à tuberculose. Por isso quero-lhe agradecer. A partir do momento em que anunciamos que ele é o primeiro presidente, já há três presidentes que também já nos dizem que farão alguma coisa sobre tuberculose. Mas é um pouco tarde. Sr presidente já está muito longe”.

A romena Lucica Dutiu falava durante a cerimónia de lançamento do diálogo nacional sobre a tuberculose, coorganizada pelo Ministério da Saúde e parceiros

Dutiu defendeu na ocasião que vencer a tuberculose não era apenas uma questão do sector da saúde, mas que era importante o envolvimento de outros parceiros incluído o sector privado.

“Diante dos nossos parceiros queremos reafirmar o nosso compromisso de continuar a priorizar a nossa luta contra esta epidemia e apelar a todos para um contínuo e maior engajamento nas acções de luta contra a doença”, disse Filipe Nyusi.   

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique