Obras da linha eléctrica que vai ligar Moçambique e Malawi arrancam em 2020

 Obras da linha eléctrica que vai ligar Moçambique e Malawi arrancam em 2020

As obras da linha de transmissão de energia eléctrica de Tete para Malawi arrancam no princípio do próximo ano. Orçado em mais de 100 milhões de dólares, o acordo para a viabilização do projecto foi assinado hoje, em Maputo, pela Electricidade de Moçambique e Kfw da Alemanha.

O projecto consiste na construção de uma linha de transporte de energia de aproximadamente 218 quilómetros entre Matambo, na província de Tete e Phombeya, no vizinho Malawi.

Para a viabilização do empreendimento, a Electricidade de Moçambique e KfW da Alemanha, assinaram um acordo de financiamento no valor de 34 milhões de dólares em donativos.

Depois do financiamento alemão, o ministro dos Recursos Minerais e Energia, Max Tonela prevê fechar outros acordos com outros parceiros nas próximas semanas. Trata-se de um acordo em forma de donativo do Banco Mundial e outro da Noruega

Finalizados os acordos que irão totalizar 127 milhões de dólares, ainda este ano será conhecido o consultor que vai viabilizar a linha de transmissão de energia eléctrica de Tete para Malawi.

O acordo entre a EDM e KfW contou com a presença do embaixador da Alemanha em Moçambique, Detlev Wolter, que destacou “a excelente cooperação entre Moçambique e Malawi.

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique