PR destaca importância dos Jogos Escolares na promoção de talentos

 PR destaca importância dos Jogos Escolares na promoção de talentos

O presidente da República, Filipe Nyusi, diz que o 14.º Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares Manica 2019 é um momento importante para o país, pois, para além de promover talentos, celebra a moçambicanidade e a diversidade cultural do país.

Nyusi, que falava durante a cerimónia de abertura do evento, no campo da Soalpo, mostrou-se ainda satisfeito pelo facto dos  Jogos Escolares “estarem a contribuir para o melhoramento da qualidade das nossas selecções”.

O Chefe de Estado enalteceu o papel que os ministérios da Educação e Desenvolvimento Humano, Juventude e Desporto e governos provinciais desempenham para, mesmo debaixo de dificuldades, levar a cabo este evento bienal.

“A nossa palavra de apreço vai para o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, Ministério da Juventude e Desporto e ao governo da província de Manica no momento de extrema adversidade durante ciclos prestes a findar concretizaram com sucesso o nosso objectivo estratégico de promover a participação da juventude em actividades desportivas em particular o desporto escolar”, reconheceu.

Filipe Nyusi não se esqueceu dos parceiros que se juntam a iniciativa, pelo que deixou ficar uma palavra de apreço pelo seu contributo para a promoção do desporto escolar.

“Aos parceiros e patrocinadores que se juntaram a nós, nesta nobre empreitada, vão os nossos  agradecimentos por, primeiro, compartilharem connosco o mesmo valor e principio, e, segundo, pelo tempo e recursos investidos para o desenvolvimento do capital humano através do sector do desporto”, notou o Chefe de Estado.

O presidente da República destacou o facto de Manica encerrar o ciclo rotativo do Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares.

“Estamos perante as lindas cores da nossa bandeira, as cores que cobrem. Orgulha-nos falar diante de jovens de todos as províncias que tem a consciência de que não são necessariamente os melhores, mas jovens que se esforçaram para estar aqui em representação de muitos outros. Saúdo, igualmente, a população da província de Manica, em particular os munícipes de Chimoio, Gondola e Manica que tem o privilégio de durante 10 dias testemunhar a exaltação da prática desportiva da nata juvenil moçambicana estão a exibir os talentos que em observação estarão a se tornar matéria-prima como fizeram nos festivais anteriores para o mercado federativo nacional”.

Antes mesmo do discurso de abertura e dar o pontapé de saída do evento, o campo da Soalpo testemunhou a entada da tocha e o desfile das 11 delegações ao Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares.

Numa cerimónia simples, mas carregada de simbolismo,  houve ainda espaço para apresentação de ginástica massiva, numa bela combinação entre os alunos.

O momento foi marcado ainda pela apresentação de um bailado pela Companhia Artística das FADM, poesia e actuação de músicos locais.

Os atletas deixaram ficar a promessa de competir num espirito de “fair-play” e representar da melhor forma as suas províncias.
Estes manifestaram,  em mensagem lida pela sua representante, a sua alegria pela assinatura terça-feira última do acordo de paz definitiva e reconciliação nacional entre o Governo e a Renamo, na Praça da Paz.


 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique