Sector de turismo defende maior cuidado dos trabalhadores na prevenção do Covid-19

 Sector de turismo defende maior cuidado dos trabalhadores na prevenção do Covid-19

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Indústria Hoteleira, Turismo e Similares (SINTIHOTS) ao nível da cidade e província de Maputo manifestou hoje a sua preocupação com o impacto do Covid-19 sobre o sector.

Apesar de ainda não haver confirmação de nenhum caso de Covid-19 em Moçambique, a propagação do novo coronavírus tende a restringir a entrada de turistas no país o que dificulta receitas para este sector tal como está acontecer na cidade e província de Maputo.

Porque, muitas das vezes, o sector de turismo mantém contacto directo e pessoal com vários turistas, o secretário do SINTIHOTS ao nível da cidade e província de Maputo, Gonçalves Zitha, apelou para maior precaução neste ramo de actividade para evitar entrada do Covid-19 no país.

Zitha exortou aos operadores e trabalhadores do sector a cumprirem na integrada as recomendações deixadas pelas autoridades sobre medidas de prevenção daquela pandemia que está a afectar o mundo. Zitha fez seus apelos hoje, na cidade de Maputo, durante da IV sessão ordinária do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Indústria Hoteleira, Turismo e Similares ao nível da cidade e Província de Maputo.

No evento cujo objectivo principal era fazer o balanço das actividades da organização referente ao ano passado, Zitha destacou redução de conflitos laborais e apontou que a principal aposta para próximos tempos é aumentar os postos de emprego e melhorar as condições salariais dos trabalhadores.

“Na área de relações jurídicas laborais, higiene, saúde e segurança no trabalho, por exemplo, cumprimos uma meta de 80 por cento ano passado. Rubricámos 137 acordos laborais coletivos com estabelecimentos. Construímos uma residência protocolar do SINTIHOTS na zona da Ponta de Ouro bem como formamos milhares de membros em várias matérias”, disse Zitha.

 


 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique