Transportadores na Cidade de Maputo não respeitam a lotação

 Transportadores na Cidade de Maputo não respeitam a lotação

Os autocarros chegam às paragens, os passageiros correm para embarcar e nesse momento há pouca observância das medidas prevenção contra a COVID-19.

E nas paragens não há distanciamento entre utentes, não há também a desinfecção, importa apenas seguir viagem.

A Polícia posiciona-se na estrada para fiscalizar o cumprimento das normas emanadas no âmbito da vigência do Estado de Emergência, sobretudo no sector de transporte. A Avenida 24 de Julho na Cidade de Maputo foi um dos pontos onde a policia se “entrincheirou” para “atacar”.

Domingos Celso é motorista, quando interpelado e questionado pelas autoridades se tinha ou não o álcool em gel para desinfecção dos passageiros respondeu que sim. Verdade ou não ele tirou uma garrafa de um litro e meio contendo água. Domingos diz ter sido falha.

“Eu não trabalhei ontem, os colegas que estiveram aqui podem ter deixado a garrafa. Eu dei água não sabia. Mas como vou lá a empresa vou por o álcool para desinfectar. Foi mesmo uma falha”.

A fiscalização prosseguia em diferentes pontos da Cidade de Maputo, todos veículos com passageiros a bordo não escapavam ao “crivo” das autoridades.

Uma outro motorista, Lázaro Maque, vinha com lotação acima do recomendado, em cada banco devem sentar três passageiros e ele levava quatro e foi obrigado a desembarcar os passageiros e de seguida foi detido.

Maque diz que não prestou atenção no acto de embarque dos passageiros e reconhece o erro.

A Polícia de trânsito na Cidade de Maputo promete endurecer a fiscalização no sector de transporte para travar a propagação do novo coronavírus. José Nhantumbo agente da PRM liderava a equipa no terreno.

Ele diz que nesta segunda-feira há três condutores que foram detidos por violar as normas emanadas na vigência do estado de emergência. Nhamtumbo diz ainda que não tem intenção da polícia deter os cidadãos, mas estes devem cumprir com as normas de prevenção da COVID-19 para evitar a propagação da pandemia.

Esta terça-feira entra em vigor a terceira fase do Estado de Emergência no país. O apelo é para a observância rigorosa das medidas de prevenção contra a pandemia da COVID-19.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique