10 camiões sul-africanos apreendidos e multados na Beira por violarem protocolo da SADC

10 camiões sul-africanos apreendidos e multados na Beira por violarem protocolo da SADC

Dez camiões ostentando matrículas sul-africanas e com atrelados zimbabwianos, transportando enxofre com destino a Congo, foram apreendidos pelas autoridades na cidade da Beira, em Sofala, por ter violando o regulamento de transporte automóvel de Moçambique.

De acordo com o regulamento de transporte automóvel de Moçambique e o protocolo da SADC, um transportador estrangeiro, detentor de uma licença de transporte internacional, não pode transportar cargas de um terceiro país, do ponto “1” para o ponto “2”, sem este terceiro país fazer parte.

Neste caso concreto, os  veículos  possuem  matrículas zimbabweanas e os reboques ostentam  matrículas sul-africanas,  transportam enxofre oriundo do Qatar,  com destino a Congo,   facto que entra em desacordo com o regulamento de transportes da SADC.

“Deveriam ser apenas camiões de Moçambique, Congo ou outro, por onde ocorra o trânsito e nunca um terceiro. Devido a esta infracção, os 10 camiões foram apreendidos e passadas multas de 100 mil meticais para cada veículo”, explicou Elcídio Madeira, secretário executivo da Associação dos Transportadores de Sofala (ASTROS).

Esta não é a primeira vez que um facto desta natureza ocorre na cidade da Beira, facto que levou a ASTROS a exortar as autoridades a serem cada vez mais vigilantes, particularmente as alfádegas.

“Estes devem estar atento durante a emissão dos documentos, verificando com muita atenção se as matrículas correspondem com as rotas a serem pelos transportadores”. 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique