80 Chefes de Estado discutem futuro dos jovens

80 Chefes de Estado discutem futuro dos jovens

A quinta Cimeira União Europeia e África está a decorrer, na capital da Costa do Marfim, Abidjan, de olhos postos no futuro da juventude.

A discussão faz-se em torno de propostas como um "Plano Marshall para a reconstrução africana e a criação de um programa Erasmus para jovens empreendedores, ambas avançadas pelo presidente do Parlamento Europeu, António Tajani.

Realizada pela primeira vez na África subsaariana, a cimeira visa alterar o paradigma do desenvolvimento no continente africano, virando-se para as novas gerações que, através das novas tecnologias, poderão dar um novo impulso para o avanço económico nos 54 países.

O plano de investimentos externos da União Europeia prevê um investimento de 3,4 mil milhões de euros em África.  

Alta Representante para a Política Externa e Segurança, Federica Mogherini, mostrou-se esperançada que este instrumento possa alavancar investimentos privados na ordem dos 44 mil milhões de euros em cinco áreas prioritárias.

O ponto de partida da cimeira é, na vertente demográfica, que aponta que, até 2050, África terá mais de dois mil milhões de habitantes, e mais de metade da população terá menos de 25 anos. Na visão dos chefes de Estado que participam da cimeira, África deve ser capaz de garantir um futuro aos jovens.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique