“A mulher continua a participar activamente no desenvolvimento dos países”, Isaura Nyusi

“A mulher continua a participar activamente no desenvolvimento dos países”, Isaura Nyusi

Celebra-se hoje o Dia da Mulher Africana, que, este ano, se comemora sob lema “Unidade na diversidade, combate à violência e COVID-19, rumo ao empoderamento da mulher". A propósito da efeméride, a Primeira-Dama de Moçambique enviou uma mensagem de felicitação às mulheres do continente, com destaque para as moçambicanas. 

Na sua comunicação, enviada hoje, Isaura Nyusi diz que a mulher continua a participar activamente no desenvolvimento económico, social, cultural e político dos países, em particular de Moçambique.

“No nosso País, orgulha-nos o facto de termos mulheres a presidirem a Assembleia da República, o Conselho Constitucional, o Tribunal Administrativo e a Procuradoria-Geral da República. A nível da Assembleia da República, do universo dos 250 deputados, 107 são mulheres, que representam 42.8% e no Executivo, 10 (47,6%) dos 21 Ministros e 5 (33%) dos 15 Vice-Ministros são mulheres. Nas províncias, 3 (30%) dos 10 Governadores e 6 (54,5%) dos 11 Secretários do Estado também são mulheres”.

De acordo com Isaura Nyusi, os dados ilustram o compromisso do País na promoção da igualdade de género e da emancipação da mulher. “Ainda em torno da saúde e bem-estar da mulher, temos incentivado partos instituições, e também temos apostado na elevação do número de maternidades modelos para garantir partos seguros as mulheres e, com o mesmo intuito, o Presidente da República, justamente hoje, inaugurou o Hospital da Mulher na Cidade da Beira, que assinala mais um marco em prol da mulher”.

 

 

 

 

 

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique