A Politécnica conquista Engen Maputo Basket

A Politécnica conquista Engen Maputo Basket

…e fez-se história no pavilhão do Maxaquene, qual ovo de Colombo, repleto. Quebrou-se a hegemonia do Ferroviário de Maputo, tetracampeão da cidade e campeão nacional.

A Politécnica conquistou, pela primeira vez na sua história, o Campeonato da Cidade de basquetebol ao derrotar o Ferroviário de Maputo (56-55) no jogo 4 dos “play-offs” da final fazendo, desta forma, o 3-1 na série a melhor de cinco jogos. Num primeiro quarto fraco em termos de pontuação, a equipa de José Macuácua liderou com o parcial de 8-6.

No segundo quarto, equilibrado, o Ferroviário de Maputo continuou a cometer erros defensivos e a pecar na finalização. Os “locomotivas” ainda passaram, no final do segundo quarto, de uma defesa homem a homem para zona 2-3, condicionando os ataques do seu adversário. Ainda assim, a A Politécnica foi ao intervalo a vencer por 23-16.

O terceiro quarto foi equilibradíssimo com as duas equipas a andarem com diferenças de três/quatro pontos. Os campeões nacionais foram alternando entre defesa à zona 2-3 e homem a homem. Francisco “Chiquinho” Macarringue, com três tiros exteriores, esteve em bom plano desta etapa, mas “universitários” saíram desta etapa com vantagem de ponto: 36-35.

O quarto foi igualmente equilibrado, com o Ferroviário de Maputo a conseguir uma vantagem de quatro pontos (48-44) com 4:14 segundos por se jogar. Nos momentos cruciais, o Ferroviário de Maputo cometeu erros e a A Politécnica soube aproveitar para vencer o jogo e conquistar a Engen Maputo Basket.

KLAUS BUNGUELE, O MVP

Um dos destaques da equipa da A Politécnica, Klaus Bunguele foi determinante para que a sua equipa conquistasse o troféu. Limitado, devido a lesão que sofreu e que o impediu de fazer o jogo 4 das meias-finais com o Costa do Sol, desequilibrou com tiros curtos e no final foi eleito MVP. Klaus Bunguele sucede a Ermelindo “Mindo” Novela como melhor jogador da prova e terá como prémio o valor monetário de 50 mil meticais.

Já Yuran Biosse, polivalente (faz todas as posições), foi considerado melhor marcador da edição 2019 da Engen Maputo Basket, cabendo a si 25 mil meticais.

Custódio Muchate, experiente jogador do Ferroviário de Maputo e da selecção nacional, foi considerado melhor ressaltador, sendo que irá encaixar 25 mil meticais.


 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique