"A tecnologia é uma plataforma importante para enfrentar os desafios do futuro"

Iniciou hoje a sexta edição da maior feira de tecnologia de Moçambique, Moztech, que decorre na Arena 3D da Katembe. Coube ao PCA do Grupo Soico Daniel David fazer o discurso de abertura. O PCA desafiou aos participantes a apostar na nova era das tecnologias.

"A tecnologia é uma plataforma importante para enfrentar os desafios do futuro, a tecnologia não tem espirito e não tem alma o grande desafio para os estudantes é acreditar que o futuro deste país depende deles", disse o PCA.

Já a Confederação das Associações Económicas de Moçambique espera que a sexta edição da Moztech contribua com os seus debates para a identificação de caminhos e oportunidades para o desenvolvimento da economia, através da criação de pequenas e médias empresas.

“Que este evento sirva como uma verdadeira plataforma de oferece um leque de oportunidades para o desenvolvimento de novos negócios e de pequenas e médias empresas”, disse o vice-Presidente da CTA, Álvaro Massingue.

Um dos parceiros da Moztech, a CTA espera que as próximas edições possam chegar a outras províncias do país e dessa forma possa facilitar a criação de oportunidades para o desenvolvimento. “Gostávamos de ver esta iniciativa replicada em outras províncias do país”, terminou.

A embaixada de Suécia é uma das parceiras da sexta edição. Na sua intervenção olhou para a história da Suécia como exemplo de um país que transformou-se digitalmente.

Na suécia, as universidades são financiados com fundos públicos e são chave para a aliança tripla que contribuiu para o desenvolvimento da suécia. Disse que o país tinha um grande sector industrial mas com o passar do tempo essas empresas deixaram de ser lucrativas, deixando várias pessoas no desemprego.

“Hoje na suécia usamos a palavra digitalização quando olhamos para os nossos serviços, como por exemplo os serviços de compras por internet”, disse a embaixadora, Maria da Cruz, exemplificando que há 50 anos o rato era um simples rato mas agora pode ser usado como uma ferramenta importante para a facilitação de vários serviços.  

“O governo sueco trabalha para a digitalização sustentável. Não deixamos grupos ou segmentos da população fora do processo de digitalização. Neste momento o Governo está a trabalhar arduamente para expandir o acesso a banda larga”, acrescentou. 

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique