Abastecimento de água será feito de forma alternada nas cidades de Maputo e Matola

Abastecimento de água será feito de forma alternada nas cidades de Maputo e Matola

Pelo menos 14 577 pessoas estão numa situação má de abastecimento de água  nas cidades de Maputo e Matola. A informação foi avançada hoje pelo ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos,  João Machatine durante uma visita a Barragem dos Pequenos Libombos, que está com apenas 20 por cento de armazenamento de água, da sua capacidade de 400 milhões de metros cúbicos.

Perante a situação, Machatine disse que a solução imediata será fornecer água de forma alternada, isto é, um dia sim e um dia não. Além desta medida, prevê-se a abertura de furos de água até Julho, com uma capacidade de 30 mil metros cúbicos.

Ainda no âmbito da busca de soluções, até próximo ano prevê-se  a construção de uma Estação de Tratamento que partirá de Moamba até Machava, na província de Maputo, com uma capacidade de 60 metros cúbicos por dia.

Além da água que vem da albufeira da Barragem dos Pequenos Libombos a região do grande Maputo conta actualmente com 10 furos de água  com uma capacidade de 12 mil metros cúbicos.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique