Abel Xavier esteve na final do Mundial sub-20 e Simango Jr. está no CAN

Abel Xavier esteve na final do Mundial sub-20 e Simango Jr. está no CAN

O campeonato do mundo de sub-20, que decorreu na Polónia, teve o seu epílogo no passado domingo, com a consagração da Ucrânia como vencedor, após derrotar numa final inédita a Coreia do Sul, por 3-1. As duas selecções chegaram a final da prova pela primeira vez na história, o que fez com que a FIFA convidasse diversas personalidades e antigos jogadores que já conquistaram a prova, em tempos, pela primeira vez na carreira.

Uma das personalidades convidadas pela FIFA foi o seleccionador nacional do nosso país, Abel Xavier, que acompanhou a cerimónia de encerramento e a grande final. Xavier foi a Polónia na qualidade de ter sido campeão de sub-20 por Portugal, em 1991, numa final em que venceu o Brasil, em casa, por 4-2, nas grandes penalidades, após o nulo no tempo regulamentar e no prolongamento.

Na sua página do facebbok, Abel Xavier agradeceu o reconhecimento do órgão gestor do futebol mundial, tendo se referido ainda ao facto de ter reencontrado amigos “de longa data”.

"Venho por este meio agradecer à FIFA o convite endereçado para estar presente na final do Campeonato do Mundo de Sub-20, realizado na Polónia. Enaltecer que o maior organismo do futebol restruturou as ideias de dar espaço e introduzir dentro da sua própria estrutura  grandes legendas do futebol. Neste contexto, o Sr. Infantino (Presidente da FIFA), continua a fazer o seu trabalho de devolver a credibilidade rodeando-se por pessoas que são do futebol e que  contribuíram para a grandeza da indústria actualmente”, refere o seleccionador nacional na sua mensagem.

Abel Xavier reiterou ainda a criação da Fundação Legendas, tendo considerado “de elogiar pelo impacto que tem e pelas acções sociais que produz”.
Nos amigos referenciados na sua página do facebook, todos foram campeões de sub-20, tendo Abel Xavier destacado Bebeto campeão em 1983, pelo Brasil, Fernando Couto, campeão em 1989, para além de Park Li, representante da Coreia do Sul na final da Polónia.
 
Simango Jr. no CAN do Egipto
Já o presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Alberto Simango Jr., encontra-se no Cairo, Egipto, onde vai integrar a Comissão organizadora da 32ª edição do Campeonato Africano das Nações, CAN-2019.

Numa primeira fase, a comissão organizadora vai receber às 23 selecções que chegam ao Cairo para participar da competição, depois de um período em que realizou visitas em todos estádios que vão acolher os jogos. Depois, a comissão vai se desdobrar em garantir que a prova decorra sem sobressaltos até ao seu final.

Alberto Simango Jr. faz parte de uma comissão que integra vários presidentes das federações nacionais de futebol, que é presidida por Amaju Pinnick, presidente da Federação Nigeriana de Futebol.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique