AFCM procura parceiros que patrocinem “Provincial” de futebol

AFCM procura parceiros que patrocinem “Provincial” de futebol

A Associação de futebol da cidade de Maputo diz que o Campeonato Provincial que vai iniciar a 8 de Fevereiro próximo não estava nas suas contas e vai trazer alguns encargos financeiros e responsabilidades ao organismo. Ainda assim assegura estar a fazer de tudo para que a prova decorra sem sobressaltos.

É uma competição que nos tempos idos já teve várias denominações. Já foi Taça de Honra, depois Liga Colgate, mais tarde Torneio de Abertura e muito recentemente Top 8 Mavila Boy. Agora, com a nova direcção da Federação Moçambicana de Futebol, a prova que marca o início das competições em cada província e que serve de rodagem das equipas que disputam as diversas competições, para a denominar-se Campeonato Provincial de Futebol e é disputada por todas equipas filiadas em cada associação provincial.

Em Maputo serão 15 clubes que vão disputar a prova, sendo que o sorteio foi feito na última terça-feira. A prova ainda não tem uma denominação específica. “São 15 os clubes que se filiaram, em seniores, porque outras estão a disputar apenas nas camadas de formação. São essas que vão disputar a prova. Estamos a procura de um nome para adequar a província, no caso concreto a cidade de Maputo, sem que fuja do campeonato”, começou por dizer Amilcar Jossub, presidente da Associação de futebol da cidade de Maputo, AFCM. Jossub diz que os clubes também estão a analisar a questão do nome, como forma de dar mais relevância a prova.

Ademais, será uma competição que será disputada em duas séries, devendo se qualificar aos quartos-de-final os primeiros quatro de cada série, que vão se defrontar no sistema de eliminatórias até se conhecer o vencedor.

Sendo uma prova nova, que já não se praticava desde que se instituiu o Moçambola, Jossub está ciente das dificuldades e da responsabilidade em organizar uma competição que deve o mais competitivo possível. Aliás, é o grande desafio da Associação, tendo em conta que vai se tornar competitivo porque “vai obrigar a jogarem, pelo modelo que a FMF quer, porque vão ter que se encontrar os campeões provinciais”. Mas também é de muita responsabilidade e vai engrandecer a competição, tendo em conta que “os clubes da segunda ou terceira divisão vão ter que defrontar equipas da primeira linha do futebol moçambicano”.

 

Procura de parceiros estratégicos

E são campeões provinciais que trarão custos a organização. E para colmatar essa dificuldade a Associação já está na praça a busca de parceiros para patrocinarem as suas competições.

“Recentemente assinamos contrato com uma empresa que está a angariar parceiros para apoiarem as nossas provas e ainda na semana passada assinamos mais dois acordos com duas empresas, uma para premiar o melhor marcador, outra para premiar o melhor guarda-redes e o a equipa fair-play”, disse Jossub, que deixou claro que a possibilidade de continuar a contar com o patrocinador das duas últimas edições, Mavila Boy, não está descartada.

Para já ainda não há sinais de premiação para os vencedores, contrastando com a realidade dos anos anteriores.

O sorteio do Campeonato Provincial da cidade de Maputo será disputado por duas séries, nomeadamente a séria A, composta pelas equipas do Ferroviário de Maputo, Águias Especiais, Liga Desportiva de Maputo, Mahafil, Grupo Desportivo de Maputo, Racing, Vulcano e Académica de Maputo, e a série B, constituído pelas equipas da Associação Black Bulls, Matchedje de Maputo, Maxaquene, Estrela Vermelha de Maputo, Costa do Sol, 1.º de Maio e Nacional.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique