Ala feminina da Renamo contra reinício de aulas presenciais

Ala feminina da Renamo contra reinício de aulas presenciais

A Renamo, através da sua liga feminina em Sofala, juntou-se neste domingo as vozes que estão contra o reinício das aulas a breve trecho, particularmente no ensino primário. A liga feminina da Renamo é de opinião que o governo deveria em primeiro lugar criar condições básicas de higiene em todas as escolas primárias do país, incluindo as das regiões recônditas.

“Estamos contra o reinício das aulas presenciais, particularmente no ensino primário, pois acreditamos que não há condições para o cumprimento das medidas de prevenção, tendo em conta a idade dos alunos e da falta de condições de saneamento. Para nós a conjugação destes dois factores contribuirá para as escolas passarem a ser focos de contaminação da COVID-19. Estamos a falar de turmas com 80, 90 e até 100 alunos a sentarem de forma apinhada nas salas de aulas. Não há condições para evitar a COVID-19. Apelamos ao governo a repensar nesta assunto com muita cautela".

Na mesma ocasião, Celeste Cachite, que falava por ocasião do dia da Liga feminina da Renamo assinalado neste domingo, garantiu que a ala feminina do seu partido esta a participar activamente no processo de pacificação do país, incluindo no processo de Desmobilização, Desmilitarização e Reintegração.

“A prova disso esta a inclusão de duas antigas combatentes da Renamo na Policia de Transito e nas bases da Renamo existem dezenas de antigas combatentes prontas a regressarem a vida civil.

Exortamos ao governo a cumprir na íntegra com o processo e contribuírem na integração das mesmas na vida civil e não perseguir e sequestrar os antigos guerrilheiros”.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique