Anadarko quer capacitar PME moçambicanas

Anadarko quer capacitar PME moçambicanas

O Ministério da Indústria e Comércio e a petrolífera norte-americana Anadarko rubricaram hoje em Maputo, um memorando de entendimento que visa capacitar Pequenas e Médias Empresas (PME) moçambicanas em matérias de gás e petróleo.

O acordo prevê utilização dos centros de apoio e orientação ao empresário de Maputo e Cabo Delgado, um passo considerado de “grande importância” pelo vice-presidente e director-geral da Anadarko Moçambique, Steve Wilson.

“Estamos a trabalhar em parceria com o Governo e com parceiros relevantes para maximizar a participação do Conteúdo Local no projecto Mozambique LNG, liderado pela Anadarko”, referiu.
Acrescentando, que é intenção da petrolífera aumentar a capacidade e competitividade das PME para aceder às oportunidades oferecidas pelo projecto Gás Natural Liquefeito, a ser desenvolvido na área 1 da Bacia do Rovuma.

“Todas estas actividades são parte do nosso programa de desenvolvimento de fornecedores locais que apoia empresas moçambicanas na obtenção de certificação em padrões e normas internacionais, com vista a aumentar a sua capacidade e competitividade no acesso às oportunidades proporcionadas”, realçou Steve Wilson.

Na ocasião, o ministro da Indústria e Comércio, Ragendra de Sousa, desafiou a Anadarko a sair do papel para a prática, ou seja, materializar o memorando em causa.

“Queremos que isso seja materializados. O Governo quer ainda que os benefícios da indústria do gás e petróleo reflitam-se no bolso de todos moçambicanos” apontou De Sousa.

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique