Analistas pioram previsão do crescimento da economia moçambicana

Analistas pioram previsão do crescimento da economia moçambicana

Os analistas da Eaglestone Securities pioraram para 2%, a projecção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de Moçambique para 2020. A desaceleração ficará a dever-se aos impactos da COVID-19.

Trata-se um corte ligeiramente abaixo do projectado pelo Executivo de Maputo (2,2%, no pior dos cenários).

Esta revisão em baixa dos analistas da Eaglestone, plataforma que possuiu uma vasta rede de escritórios na África Subsaariana, está associada a contracção da actividade económica a nível mundial (destaque para agricultura, turismo e indústria extractiva), cuja recuperação dependerá da evolução da pandemia do novo Coronavírus.

No seu relatório de Abril, consultado pelo “O País”, o grupo lembra que “a actividade económica estava a recuperar dos efeitos dos ciclones Idai e Kenneth, havendo na altura, previsões que davam conta de um crescimento económico de 5% em 2020, apoiado pelos esforços de reconstrução e os progressos registados nos projectos de gás natural, bem como da recuperação gradual do consumo e do investimento privado”.

Porém, a evolução da COVID-19 coloca em causa todos os indicadores. “A actual pandemia colocará pressão sobre a balança de pagamentos devido à queda acentuada dos preços das matérias-primas, que poderá chegar mesmo a adiar os projectos de exploração de gás natural, fazendo com que a trajectória de recuperação económica se venha a inverter”.

A Eaglestone é uma plataforma de serviços financeiros que reúne experiência e competências para prestar serviços de assessoria financeira e efectuar operações de private equity à escala internacional.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique