ANC reúne de emergência para discutir saída de Zuma

ANC reúne de emergência para discutir saída de Zuma

O ritmo de conversações para saída de Jacob Zuma do poder, na África do Sul, está a deixar alguns líderes seniores do ANC impacientes. Segundo avança o City Press, o cancelamento da reunião especial do comitê executivo nacional marcada para quarta-feira passada, por parte do presidente do partido, Cyril Ramaphosa, não foi bem recebido pelos seniores.

Assim, o ANC vai se reunir, esta segunda-feira, após os dias de negociações sobre a saída de Zuma, avançou a porta-voz do partido, Khusela Diko, sem, no entanto, revelar a agenda.

Contudo os medias locais avançam que a saída de Jacob Zuma do cargo de Presidente da África do Sul estará no centro dos debates.

Enquanto alguns dos seis maiores do ANC dizem estar furiosos com Zuma, Ramaphosa manteve a linha de negociação como a melhor maneira de evitar uma transição "feia e divisiva".

Ramaphosa tem estado a optar por conversações a ver se Zuma renuncia ao cargo voluntariamente.

Os partidos da oposição têm estado a pressionar o ANC e garantem que se Zuma se mantiver no poder, vão se reunir também esta segunda-feira para traçar estratégias de forçar a sua retirada.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique