Antigo presidente da UEFA detido pelas autoridades francesas

Antigo presidente da UEFA detido pelas autoridades francesas

Michel Platini, antigo presidente da UEFA, foi esta terça-feira detido pelas autoridades francesas e levado para o gabinete Anti-Corrupção da Polícia Judiciária francesa. Segundo adianta o jornal francês Mediapart, citado pelo jornal electrónico Observador, a detenção ocorreu após suspeitas de corrupção relacionadas com a atribuição da organização do Campeonato do Mundo de 2022 ao Qatar.

O antigo presidente da UEFA foi eleito em 2007 cargo que ocupou até 2015, ano em que foi suspenso pelo Comité de Ética da FIFA junto com o então presidente do organismo que gere o futebol mundial, Joseph Blatter, por oito anos. Um pagamento irregular a rondar os dois milhões de euros de Blatter a Platini, em 2011, ditou a suspensão. Para além dos oito anos de banimento, os antigos gestores tiveram de pagar uma multa de 46 mil euros e 74 mil euros, respetivamente.

Platini, recorde-se, estava em funções no organismo que tutela o futebol europeu quando o Qatar foi nomeado organizador do Mundial de 2022, debaixo de grande polémica, em 2010.

O calor que se faz sentir no verão gerou de imediato grandes preocupações o que levou a que a competição ficasse agendada para o inverno de 2022.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique