Antigo primeiro-ministro japonês morre aos 101 anos

Antigo primeiro-ministro japonês morre aos 101 anos

O antigo primeiro-ministro japonês, Yasuhiro Nakasone, considerado um dos líderes políticos mais influentes do Japão no pós-guerra, morreu hoje aos 101 anos.

O político conservador governou o Japão entre 1982 e 1987 e, durante o mandato, fortaleceu os laços de defesa com os Estados Unidos e consolidou o Japão como uma das maiores potências económicas globais.

Nakasone era também conhecido internacionalmente pelas boas relações mantidas com o antigo Presidente dos EUA Ronald Reagan.
O antigo líder do governo lutou na Segunda Guerra Mundial como oficial da Marinha Imperial Japonesa e foi uma das figuras mais respeitadas da política no Japão durante as últimas décadas do século XX.

Yasuhiro Nakasone promoveu o reforço das capacidades de defesa nacional do Japão, no âmbito do acordo bilateral com os Estados Unidos, e defendeu a reforma do artigo pacifista da Constituição japonesa que limita os poderes das Forças de Autodefesa do Japão.

O político, que chegou a liderar a autarquia de Gunma, no centro do país, também gerou controvérsia em várias ocasiões, com comentários que apontavam para a superioridade da "raça" e da culturas nipónicas, tendo defendido políticas educacionais que incutiam o patriotismo entre os estudantes japoneses.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique