Apreendidos quase 100 quilos de raia manta em Macaneta

Apreendidos quase 100 quilos de raia manta em Macaneta

Quase 100 quilos de raia foram apreendidos na sexta-feira em Macaneta, provícia de Maputo, pela fiscalização do Ministério do Mar Águas Interiores e Pescas.

Começa com a pergunta: quanto pescou? Termina com a resposta quase 100 quilos. O preço vendido ao cliente, com o qual foi apreendida a raia, curiosamente um outro pescador, foi uma “ninharia”.

O coordenador da fiscalizaçao da provincia de Maputo, pertencente ao Ministério do Mar, águas interiore e pescas, José Cuna, conta que “das 14 peças apreendidas, o comprador pagou 1500 meticais, uma ninharia”.

Na verdade desconhece-se o preço de mercado da raia manta, sabe-se apenas que está em vias de extinção, talvez por isso, o jovem pescador a quem se atribui a responsabilidade do pescado, fugiu da polícia.

Cuna conta que o pescado, que são ao certo 98 quilos, já estava mesmo a ser preparado para posterior revenda, mas que quando soube da incursão “bateu em retirada”.

O comprador, que também é seu vizinho, é dos poucos a comprar e neste ano, e esta é a 1ª apreensão. Diferente dos outros tempos onde seria distribuida às instituições de caridade, este será vendido nesta 2ª feira e o dinheiro revertido para os cofres do Estado.

 

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique