Aprender e se divertir: minibásquete ensina regras de trânsito

Aprender e se divertir: minibásquete ensina regras de trânsito

Perto de 100 crianças de diversos bairros, escolas e clubes da cidade de Maputo aprenderam hoje como fazer-se a rua de forma mais segura, depois de uma palestra organizada pela Impar e dirigida pela Polícia de República de Moçambique.

Eles aprendem rápido, mas nem tudo. A aluna de uma das escolas da cidade de Maputo, Michela Teresa, por exemplo, quando questionada qual era o sinal de trânsito que conhecia, deu um longo suspiro, mas a resposta nunca chegou.

Mas, depois de muitos dribles, cestos acertados e outros não, lançados durante a 14ª edição do torneio Minibasket, ela (Michela Teresa) embalou na emoção e, no fim, algumas respostas sobre a segurança rodoviária começaram a surgir.

“Eu aprendi que quando vemos um carro a passar pela rua, nós devemos parar para que o carro possa passar, e só então podemos atravessar” explicou a menina de nove anos.

Quem também aprendeu se divertindo no Mini Basquete, foi Yuni Mangue, um menino muito activo, apesar da sua aparência tímida. “Eu aprendi que nós não podemos deixar nossos pais beberem enquanto sabemos que eles vão dirigir depois disso” disse.

Mas Yuni e Michel são apenas duas das perto de 100 crianças de escolas, clubes e bairros só da cidade de Maputo, que se beneficiaram da iniciativa desenvolvida pela Ímpar.

Esta seguradora pretende com esta iniciativa, “incutir nos mais novos as melhores formas de atravessar uma via pública, e como devem se comportar numa via pública” disse o representante da Ímpar, Bruno dos Santos.

E quem melhor conhece a via pública é a Polícia que revelou na ocasião que as palestras têm surtido efeitos positivos, aliás, a agente da Polícia da República de Moçambique, pertencente ao comando da cidade de Maputo, Rossana Cucu, revelou que é mais fácil ensinar aos mais novos do que aos mais velhos.

“As crianças têm uma capacidade maior de aprendizagem, quando tu dizes o que é certo para eles elas captam logo, mas os adultos não, eles questionam porque mudar os seus modos se já vem fazendo de um jeito e nunca aconteceu nada de errado” explicou a agente da PRM.

Recorde-se que o Mini Basquete surgiu em 2006 onde só contava com atletas de Maputo, tendo-se alastrado com o passar dos anos um pouco por todo o país e movimenta cerca de 2000 atletas.
 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique