Arranca em Março a reabilitação do rio Chiveve na Beira

Arranca em Março a reabilitação do rio Chiveve na Beira

Arranca em Março a segunda fase de reabilitação do rio Chiveve, denominada "infra-estruturas verdes", e que visa  estabelecer um ecossistema saudável e aumentar a biodiversidade ao longo da cidade da Beira, um projecto único ao nível da África Austral.

O Rio Chiveve é uma espécie de pulmão da cidade da Beira que escoa às águas residuais e pluviais, passando por diversos bairros, tanto urbanos assim como suburbanos, ligando o mar e a terra em dois pontos distintos. Em 2012 iniciou a sua reabilitação. Tratou-se da primeira fase, inaugurada  pelo PM.  Financiada pela Alemanha, esta fase    tinha  em vista contribuir para uma maior resiliência da cidade da Beira aos impactos negativos das mudanças climáticas.

O traçado das infra-estruturas verdes deverá ter cerca de cinco quilómetros e estará localizado entre as zonas de Maquinino, Ponta-gêa e Goto, no posto administrativo de Chiveve.

Para concretizar o projecto, parte considerável das sete mil plantas referidas serão importadas,  os mangais serão conservados e a sociedade civil foi convidada a participar do  projecto.
 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique