Arrancou construção da ponte pedonal no bairro de Chihango

Arrancou construção da ponte pedonal no bairro de Chihango

Não passaram 24 horas depois de o Presidente da República, Filipe Nyusi, ter tido um encontro com os residentes do bairro de Chihango e alunos da Escola Primária Completa com o mesmo nome, no qual anunciou a construção da ponte pedonal em 45 dias, que o mesmo desafio começou a ser respondido. Ainda na segunda-feira, a empresa chinesa CRB começou a levar ao local parte do material que será usado durante as obras.

Esta terça-feira, o empreiteiro - que é o mesmo que construiu a estrada Circular de Maputo, iniciou com as fundações das bases ou pilares onde estará assente a infra-estrutura. Outra actividade executada pela empresa chinesa, ainda no primeiro dia, foi a montagem dos painéis de aço aferrolhados, material usado frequentemente para a construção de pontes de emergência. A betonagem é outra actividade que estava prevista para o primeiro dia.

A ponte que vai garantir a travessia de alunos da EPC de Chihango, residentes e público no geral terá uma altura de seis metros, três de altura, comprimento de entre 25 e 30 metros, duas rampas, 10 bases onde estará assente a ponte, sendo quatro para cada lado e duas restantes no tabuleiro.

O director executivo da Maputo Sul, Cecílio Grachane, esclareceu que embora as obras de construção da ponte não tenham sido previstas, irão decorrer sem nenhum condicionalismo e se tiverem um ritmo agradável, poderão terminar muito antes dos 45 dias, prazo avançado pelo Chefe de Estado, Filipe Nyusi.

Cecílio Grachane disse ainda que o projecto contempla a colocação de guias, para orientar os alunos e evitar que se dispersem pela estrada na ida ou saída da escola. Na ocasião, Grachane apelou aos automobilistas que usam a via para observarem as regras de trânsito, sempre que se aproximarem das escolas e passadeiras.

O rápido arranque da construção da infra-estrutura metálica agradou os alunos da EPC de Chihango, que por um tempo considerado abdicaram das aulas para assistirem ao início da materialização daquilo que é a sua maior vontade.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique