Artista alemã inaugura exposição em Maputo 

Artista alemã inaugura exposição em Maputo 

A artista alemã, Doris Graf, vai inaugurar, amanhã, às 18h30, no Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM), na cidade de Maputo, a exposição «CityX» e «CityX – Eu, Maputo».  A obra estará patente naquele centro até  28 deste mês.  

A mesma artista, irá apresentar no Centro Cultural Moçambicano-Alemão o projecto artístico global «City X», o qual, desde 2011, já foi realizado em nove cidades da Europa e da Ásia Menor, bem como na América do Sul e América Central. O projecto visa, segundo a nota do CCMA, criar uma nova imagem de cada cidade em diálogo com a população urbana. A artista convida os cidadãos a fazerem desenhos, por meio dos quais a cidade será mostrada na perspectiva deles. Depois disso, as imagens coleccionadas, organizadas e analisadas por Doris Graf, são transformadas em imagens pictográficas, criadas a partir desses desenhos.

Ainda de acordo com a nota do CCMA, o incrível no decurso do projecto «CityX – Eu, Maputo» foi a disposição contagiante das pessoas em participar do trabalho. Em menos de duas semanas, Doris Graf pôde recolher acima de 800 desenhos. Este resultado deve-se parcialmete à vontade da população em expressar a sua visão da cidade, e sem dúvida, ao grande apoio organizacional dos parceiros do projecto em Moçambique: o Teatro Avenida e a sua Directora Manuela Soeiro, assim como Átila César, responsável pelas relações públicas no renomado teatro.

No Centro Cultural Moçambicano-Alemão serão apresentadas imagens pictográficas de desenhos escolhidos para diversas cidades «CityX» da respectiva população urbana. A esse conjunto pertencem projectos de cidades brasileiras como Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador da Bahia.
 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique