Artistas afinam a máquina para o Grande Fórum MOZEFO

Artistas afinam a máquina para o Grande Fórum MOZEFO

O grande fórum MOZEFO, que arranca amanhã, vai ser marcado por animação cultural de diversos grupos. Nesta manhã, o Centro de Conferências Joaquim Chissano  foi espaço para o último ensaio, no qual os artistas aprimoraram todos os detalhes para que no arranque do evento não falte nada.

Moreira Chounguiça, que falava em representação dos grupos culturais, referiu que tudo está aposto para que o casamento entre a cultura e o MOZEFO seja de facto uma realidade. O saxofonista recordou que dos grupos culturais esperados o destaque vai para a Companhia Nacional de Canto e Dança. "Nenhum detalhe deverá falhar e ao longo das últimas semanas trabalhamos neste sentido. Apenas vamos esperar pela hora para que todo o trabalho feito nos ensaios venha se repercutir na hora do arranque do grande fórum MOZEFO, quando os artistas subirem ao palco".

O detalhe ora preparado não será para menos, até porque o Chefe do Estado, Filipe Nyusi, vai fazer a abertura do evento.

O reportório de artistas é bastante grande, sendo que o destaque vai para o próprio Moreira Chounguiça, Alvim Cossa, Lizha James e o conceituado grupo Companhia Nacional de Canto e Dança. "Vai ser uma celebração da diversidade cultural moçambicana, desde o que a gente tem de nosso tradicional, rituais do Norte de Moçambique, Centro e Sul". Chounguiça referiu num outro desenvolvimento que os artistas que vão subir ao palco irão levar uma vertente futurística da cultura moçambicana, tendo em conta que, segundo explicou, será um momento de juncão de várias gerações de artistas.     

Enquanto o segundo grande fórum MOZEFO não começa, ainda esta manhã, a SOICO leva à juventude o segundo dia de MOZEFO Young Leaders, evento inaugurado ontem pelo Ministro da Juventude e Desportos, Alberto Nkutumula. No primeiro dia do Young Leaders, os jovens puderam dialogar com o antigo Primeiro-Ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, e com o antigo Vice-Primeiro-Ministro de Protugal, Paulo Portas.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique