Associação dos Escritores com sala equipada para realizar eventos online

Associação dos Escritores com sala equipada para realizar eventos online

A partir de segunda-feira, a Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO) terá uma sala equipada para realizar eventos online. De acordo com uma nota de imprensa, trata-se de um passo importante para o objectivo da instituição de internacionalizar a literatura moçambicana.

“Numa altura em que o país encontra-se a enfrentar a batalha contra o novo coronavírus e com as várias impossibilidades causadas pela necessidade de restringir a aglomeração de pessoas, em mais uma medida de prevenção à pandemia, a instituição literária já vem se readaptando às tecnologias de informação e comunicação para prosseguir com as suas actividades no âmbito da promoção do debate e reflexão literárias, pensamento social e artístico”, avança a nota da AEMO.

Uma actividade da Associação dos Escritores realizada com recurso às plataformas digitais é o ciclo de palestras “No gume da palavra”, o que permite a participação de moçambicanos no país ou mesmo de cidadãos residentes em outros cantos do mundo.

De acordo com o Secretário-Geral da AEMO, citado no comunicado, as tecnologias estão a ter um impacto positivo nas actividades organizadas pela instituição que dirige, pois garantem o alcance nacional e internacional através de vídeo-conferências: “os amantes da literatura passam, a partir de segunda-feira, a dispor de uma sala instalada com equipamento de vídeo e áudio, preparada para passar a acolher os eventos, com as condições devidas para a participação do público em qualquer parte que se encontre”, afirmou Carlos Paradona.

Deste modo, acredita a AEMO, fica reforçada a visão da instituição de internacionalização da literatura moçambicana, divulgando os autores nacionais e permitindo o intercâmbio literário.

O primeiro evento a ser realizado nas novas condições será com José Castiano, às 18h de terça-feira. Conforme publicado neste jornal, o filósofo vai dirigir uma palestra patrocinada pela Austral Seguros, com o tema “Reinventar o humanismo Ubuntu para resistir ao COVID-19”.

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique