AT apreende 91 contentores de madeira ilegal na Beira

AT apreende  91 contentores de madeira ilegal na Beira

As Alfândegas de Moçambique apreenderam 91 contentores de madeira na cidade da Beira que estava a ser transportada sem a devida assistência fiscal. A avaliação parcial da sonegação indica cerca de 95 milhões de meticais, sem incluir as multas que poderão advir neste processo. São no total 132 apreensões registadas no período entre Janeiro e Fevereiro do ano corrente que culminaram com a detenção de 12 pessoas em todo país.  Destaque vai para a apreensão de 91 contentores de madeira na cidade da Beira, que estavam a ser transportados sem a devida assistência fiscal.

Segundo relata Fernando Tinga, das Alfândegas de Moçambique, o primeiro caso deu-se no porto da Beira, quando um camião com 65 contentores de madeira foi flagrado a transportar o produto ilegalmente.

No local, foram detectadas várias irregularidades, dentre as quais madeira a ser transportada em touros, uma acção não permitida pelas autoridades.

Já os outros 26 contentores de madeira em situação ilegal foram interceptados quando circulavam por via férrea desde a capital provincial de Tete, no interior centro, até ao porto da cidade da Beira.

O Governo estima que Moçambique perca anualmente entre 140 a 187 milhões de euros devido ao contrabando de madeira. No mesmo período, as Alfândegas apreenderam 67 e retiveram 876 caixas de bebidas alcoólicas bem como registaram a aquisição fraudulenta de selos. “Temos vindo a registar um cenário preocupante nos últimos tempos, relacionado à aquisição e venda fraudulenta de selos no mercado moçambicano, no entanto temos estado a investigar os envolvidos para esclarecer o assunto”, avançou Tinga. Tinga referiu que a acção ocorre em alguns dos casos com a conivência de agentes das Alfândegas de Moçambique e que destas apreensões o valor sonegado fixa-se nos 2,5 milhões de meticais.

Apesar destes registos, as Alfândegas garantiram que o processo de selagem de bebidas alcoólicas decorre normalmente e que as metas serão alcançadas.

As Alfândegas referiram ainda que está para breve a terceira e última fase de selagem de bebidas alcoólicas, designada “selagem digital”.

 

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique