Aumento de negócios…mais solidez para as empresas

Aumento de negócios…mais solidez para as empresas

O departamento económico do Standard Bank indica que as empresas do sector privado moçambicano foram estimuladas por um aumento considerável em novos negócios no mês de Maio, tendo impulsionado o crescimento da actividade para o nível mais forte em seis meses.

Como resultado disso, o emprego cresceu a um ritmo moderado e houve aumento na compra de meios de produção. Além disso, as empresas depararam-se com o incremento menos acentuado nos custos globais dos meios de produção desde Abril de 2015.

Estas leituras constam do Purchasing Managers IndexTM (PMITM), onde valores acima de 50 apontam para uma melhoria nas condições para as empresas no mês anterior, enquanto as leituras abaixo de 50 mostram uma deterioração.

Com índice de 52,3 em Maio último, o Standard Bank aponta para sólida melhoria nas condições para as empresas, em relação ao mês de Abril (49,9%), que também foi a mais rápida desde Setembro de 2017.

A contribuir para a subida do valor do índice esteve um sólido aumento em novas encomendas nas empresas moçambicanas em Maio. A taxa de crescimento foi a mais rápida em 19 meses.

Como tal, as empresas expandiram os seus níveis de produção em Maio, tendo a taxa de aumento sido a mais acentuada em seis meses. “Isto significou que as empresas conseguiram dar conta das encomendas em atraso, tendo o nível de negócios pendentes descido ligeiramente desde o mês anterior”, referem os economistas do Standard Bank.

Entretanto, as cadeias de fornecimento foram ligeiramente comprometidas em Maio. Os membros do painel indicaram uma subida pouco significativa nos tempos de entrega, depois de reduções consideráveis durante os primeiros quatro meses.

“Evidências pontuais constataram que problemas nos fornecedores originaram vários atrasos nas entregas dos meios de produção”, escrevem os economistas.

Paralelamente, a actividade de contratação aumentou nas empresas moçambicanas, pois uma procura mais forte levou as firmas a aumentar os números de postos de trabalho a um ritmo fraco, mas mais rápido.

Apesar deste aumento, os custos dos salários subiram a um ritmo mais lento do que o observado em Abril.

No geral, e do inquérito realizado pelo Standard Bank, as empresas mostraram-se fortemente optimistas quanto ao aumento da produção no futuro, com alguns dos inquiridos afirmaram ter planos para abrir novos negócios no próximo ano, enquanto outros estavam concentrados em expandir as suas bases de clientes.

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique