Autor

  • Alexandre Chiure

    Alexandre Chiure

  • Opinião

    As difíceis perguntas da avó Tavasse

    É sempre um prazer escrever uma carta para ti, avó, e espero que te encontre em perfeitas condições de saúde. Lembro-me das noites do inverno em que ficávamos até mais tarde, à volta da fogueira, a conversar e a contares aquelas histórias engraçadas sobre o coelho

    02 de Agosto 2020 13h26
  • Opinião

    Postura da polícia em tempo da pandemia da COVID-19

    É do conhecimento de todos que as autoridades policiais, nomeadamente a Polícia da República de Moçambique e a polícia municipal, são entidades sobre quem recai a responsabilidade de zelar pelo cumprimento das medidas restritivas no âmbito do estado de emergência.

    26 de Julho 2020 16h40
  • Opinião

    O preço da desobediência

    Moçambique voltou a falhar, pela quarta vez consecutiva, na observância rigorosa das medidas restritivas para cortar as cadeias de transmissão de Coronavírus.

    19 de Julho 2020 12h20
  • Opinião

    Carta aberta ao Presidente da República

    Caro Presidente da República, excelência Pensei muito se devia ou não escrever-lhe esta carta. Se não estaria a aumentar lhe o stresse. Compreendo que tem em cima da mesa muitos problemas por resolver.

    10 de Julho 2020 08h44
  • Opinião

    Moçambicanos (des)iguais perante a lei

    Sempre acreditei na teoria que diz que todos os moçambicanos são iguais perante a lei. Que ninguém está acima da lei, o que significa que em caso de cometimento do crime, qualquer um pode ser punido sem contemplações, independentemente se essa pessoa é ou não dirigente.

    19 de Junho 2020 09h04
  • Opinião

    Polícias que não são polícias

    Adelaide Muianga, em pleno exercício das suas funções de comandante da polícia na província de Maputo, fez revelações assustadores sobre o que se passa dentro da corporação. Ela fê-las no âmbito das comemorações do dia da policia mocambicana, revelações que lhe valeram demissão. 

    04 de Junho 2020 23h34
  • Opinião

    O julgamento

    O Tribunal Judicial Provincial de Gaza tem a grande responsabilidade de julgar o caso de assassinato, a 7 de Outubro, de Anastácio Matavele, activista social e director executivo do Fórum das Organizações Não-Governamentais de Gaza (FONGA).

    11 de Maio 2020 22h19
  • Opinião

    As zangas do ministro

    Quando convém, a comunicação social é parceira do governo. Dos partidos políticos. De organizações da sociedade civil.

    07 de Maio 2020 16h31
  • Opinião

    A odisseia da avó Ndindiza vítima de COVID-19

    A avó Ndindaza está à caminho de 80 anos de idade e ainda assim parece mais nova do que alguns jovens da aldeia. Com apenas 30 anos, estes não conseguem esconder os sinais de desgaste físico estampados na sua cara.

    27 de Abril 2020 08h47
  • Opinião

    COVID-19: Porque o governo não bloqueia Cabo Delgado?

    O Estado de Emergência de 30 dias decreto, em finais de Março, pelo Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, está a chegar ao fim. Ainda que seja preliminar, o balanço não me parece positivo, olhando para os números, aliados àquilo que era o objectivo principal da medida:

    20 de Abril 2020 12h52
  • Opinião

    A difícil missão de informar

    “O banco standard Totta está a arder. Vai agora para lá trazer-me a notícia”, ordenava o meu chefe de redacção. Foi uma vergonha para mim. Não havia nenhum incêndio. O gerente do balcão riu-se e perguntou-me: onde está esse incêndio? Por acaso estas a ver algum fumo ou algo queimado por aqui?”

    15 de Abril 2020 10h39




Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique