Autor

  • Hélder Augusto

    Hélder Augusto

    Jornalista

  • Opinião

    A casa

    O direito a refúgio deveria caber a mulheres e crianças pela sua natureza menos audaz para enfrentar batalhas sanguinárias. Os homens que preterirem a defesa da casa e juntarem-se a fila dos refugiados incorrem no risco de serem chamados cobardes.

    13 de Setembro de 2018 16h18
  • Opinião

    Samito dentro do Espírito absoluto de Hegel

    Eis o voo arriscado da coruja da Minerva sobre os factos políticos antes de o sol se pôr. É mais provável que seja cedo para se lançar uma luz filosófica sobre a natureza imediata dos fenómenos políticos, mas ante o acto de rebeldia de Samora Machel Júnior...

    22 de Agosto 2018 16h20
  • Opinião

    Por uma educação de excelência

    Fossemos observadores das nossas tendências naturais a coisas da vida, desde crianças, menos dúvidas restar-nos-iam que nós não somos nascidos como uma “tábua rasa”.

    26 de Julho 22h32
  • Opinião

    A comédia em tempos de crise

    O homem é o único animal capaz de rir, como bem observou Aristóteles, mas tanto a comédia como a tragédia afectam todos os animais.

    19 de Julho 18h00
  • Opinião

    A Bíblia e a Constituição

    Entre a Bíblia e a Constituição que conhecimento nos é necessário para melhorar a condição humana? Quando me refiro à Bíblia, incluo também todas as escrituras sagradas que alegam conter a palavra divina capaz de aperfeiçoar os homens e religa-los ao divino.

    05 de Julho 16h13
  • Opinião

    Porquê todos os homens deviam filosofar?

    Porque enquanto humanos corremos riscos de sermos seres pensantes mas que não pensam. E o pensar é um exercício espiritual que busca o sentido das coisas compreendidas no tempo e no espaço.

    15 de Maio 16h22
  • Opinião

    A terrível partida dos deuses politeístas

    Houve um tempo em que os humanos eram livres de adorar os seus deuses sem entrar em conflito com outros humanos nem com outros deuses. Nesse tempo, também se tolerava a existência de humanos sem crença divina.

    03 de Maio 19h54




Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique