Autor

  • Jorge Ferrão

    Jorge Ferrão

    Reitor da UP

  • Opinião

    Um centenário de música e emoções

    Decorriam os anos 50/53 e Moisés, nome bíblico, se agigantava no mundo musical. Conjunto Djambu se afirmava e criava seu espaço e pedaço. Tal como o mundo que se refazia dos efeitos da Grande Guerra, os artistas rebuscavam, na música e nas artes, o conforto para os espíritos...

    26 de Fevereiro 2020 18h12
  • Opinião

    Emancipar a Pós-Graduação em Moçambique

    Defendo, então, a necessidade de uma pós-graduação emancipada – livre e independente – que, em poucas palavras, se traduz numa pós-graduação epistemologicamente inclusiva e integradora dos saberes do Sul.

    07 de Fevereiro 2019 09h51
  • Opinião

    Os Deuses de Mongue

    O Cabo de Mongue contracosta com Linga Linga. Estes nomes dizem relativamente pouco, ou, rigorosamente, nada. Uma península e uma ilha, no Índico, na terra da boa gente, que assistiram a dezenas de naufrágios no pré-colonial e, muito para lá, do período da acumulação primitiva do capital.

    21 de Junho 20h19
  • Opinião

    O Óscar dos Kidas

    Depois da poesia de combate e de libertação, com textos que ainda ecoam como trovões de morteiro em determinados ouvidos, se abre, de porta em porta, um espaço privilegiado para novas e mais cicatrizadas terapias colectivas, armadas de obuses de outra índole.

    13 de Junho 20h41
  • Opinião

    Sandowana quer regressar

    Sandowana, ao longo de séculos, habitou, muito respeitada e venerada, na garganta do Zambeze, na região de Estima, agora, Cahora Bassa. Por ter sido o animal que abriu o caminho, entre as rochas basílicas, para que as águas, do serpenteante Zambeze...

    25 de Abril 00h00




Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique