Autor

  • Renato Caldeira

    Renato Caldeira

    Jornalista

  • Opinião

    “Rankings”? Se nos forem favoráveis...

    Nos dias em que vivemos e sobretudo nas modalidades olímpicas, ocupamos lugares medíocres e, nalguns casos, abaixo disso. Tal como na componente financeira, dificilmente nos livramos da classificação “lixo”.

    18 de Janeiro 20h03
  • Opinião

    Desporto e Cultura…nos últimos parágrafos

    Diz-se repetidamente que Moçambique não é, e nem quer ser uma ilha, num mundo em mutação e adaptação a novos paradigmas. Mas das intenções à prática, a distância é visível e até mensurável.

    15 de Janeiro 20h58
  • Opinião

    Ai que saudades... Samora e o desporto

    “Onde entra o desporto, sai a doença” – esta é uma frase de Samora Machel quando se referia à necessidade de todos os cidadãos se preocuparem com a prática desportiva.

    04 de Janeiro 22h06
  • Opinião

    O desporto no informe do PR: Muito vazio e pouco desafiante!

    Na sua mensagem à Nação no tocante ao desporto, Filipe Nyusi, numa passagem meteórica e pouco aprofundada, referiu que ao longo do ano, o país participou em competições internacionais e arrecadou, no total, 62 medalhas das quais 13 de ouro, 20 de prata e 29 de bronze.

    27 de Dezembro 15h44
  • Opinião

    O que pode à sexta, desviar o maputense da quinta?

    É um fenómeno que se sente em grande escala na capital do país: o esvaziamento da cidade, com citadinos a dirigirem-se para a periferia, onde uns residem e outros mantêm um espaço, só para “curtição”. Tudo começa à sexta-feira.

    20 de Dezembro 09h46
  • Opinião

    Abriu-se a porta ao veneno subestimando o contra-veneno

    As crianças e jovens que nasceram neste tempo em que a maioria dos pais ou mesmo os professores pouco se sentem motivados em dispensar uma parte das suas rotinas para se fazerem presentes na real formação/educação dos continuadores, está pagar uma factura da qual não tem culpa.

    13 de Dezembro 11h31
  • Opinião

    Onde mora (va) a paixão dos ministros do Desportos?

    Temos uma nova direcção no Ministério da Juventude e Desportos. No seu alto critério de escolha, o Presidente da República substituíu Alberto Nkutumula, pela senhora Nyelete Mondlane, o que não deixou de causar grande surpresa nos desportistas.

    05 de Dezembro 09h34
  • Opinião

    Futebol: algo marginal que produz marginalizados?

    Não é preciso fazer muito esforço, para constatar que são raras e honrosas as excepções dos que, abraçando ao mais alto nível a carreira de futebolistas no nosso país, acabaram-nas sem outra profissão e condições para manterem um padrão de vida à altura do nome que granjearam.

    28 de Novembro 14h58
  • Opinião

    Salvemos o(s) Salvado(s)

    Numa altura em que muito se fala em academias para que os talentos encontrem espaço para explanarem as suas qualidades, veio-me à mente a experiência que considero inédita há pouco mais de uma década, do Pembinha, onde se forjaram alguns dos melhores futebolistas dos últimos anos, com Riquito...

    16 de Novembro 17h51
  • Opinião

    Pelas escadas não pelo elevador!

    De uma declaração recente da senhora Graça Machel retirei, com a devida vénia, a ideia que tem muita profundidade que coloquei em título.

    24 de Outubro 16h08
  • Opinião

    “Rei Artur” deposto, Conde humilde posto

    É virtual campeão, a duas jornadas do fim do Moçambola, com um avanço que não deixa dúvidas. Diante das câmaras da televisão, apresentou-se cansado, denotando rouquidão, mas alegria e gratidão. É o Chiquinho Conde que todos (re)conhecemos, vindo de uma família de Condes em que mais três irmãos jogar

    15 de Outubro 15h18
  • Opinião

    Jornal Desafio: parto exaltante há 30 anos!

    A ideia de dar corpo na Sociedade do Notícias a um jornal desportivo, em período de muitas carências no país, mas de grande exaltação desportiva, esteve muito tempo a “ruminar”. Os estádios andavam permanentemente em ebulição, os campeonatos dos bairros, das empresas e dos quartéis idem.

    07 de Agosto 23h05
  • Opinião

    Recordando o título maxaca e a presença num Mundial

    Final do jogo com o Barça, as estrelas San Epifânio, De La Cruz, Sibílio, Vilacampa e outros, numa manifestação de simpatia, vieram ao nosso autocarro para fazerem a tradicional troca de camisolas. Uma honra, para nós, sem dúvida. Só que... os nossos atleta...

    23 de Julho 15h02
  • Opinião

    Jogos Escolares: o bom e o mau!

    O BOM – Tudo foi criado e idealizado na governação do saudoso Presidente Samora Machel e os primeiros jogos tiveram um lançamento no Estádio da Machava, em cerimónia irrepetível. Agora estamos nos 13º Jogos Escolares.

    17 de Julho 17h52
  • Opinião

    Racismo e estratificação no desporto colonial

    Recordo-me perfeitamente do dia em que o campo do Sporting de Quelimane registou uma anormal enchente nas bancadas e cujo motivo central era ver o primeiro negro a vestir a camisola “leonina”: chamava-se Rolando, vinha da então Rodésia. Jogava que se fartava.

    10 de Julho 19h29
  • Opinião

    De Sporting para Maxaquene passando por Leões e Asas

    Foi num comício muito concorrido, que o Presidente Samora Machel orientou, de forma enérgica, que não fazia mais sentido os clubes moçambicanos continuarem a ostentar designações dos colonizadores, ou de cariz tribal e religioso. Aplausos. Restava cumprir a ordem.

    05 de Julho 18h05
  • Opinião

    É mesmo... “Made in Moçambola”

    Tudo o que possa dar força, vida e credibilidade ao Moçambola deve ser estimulado. É que a prova-maior do nosso futebol, depende mais da asserção política de unidade nacional, da tradição de envolvimento de empresas públicas como CFM, EDM, LAM e outras, do que “peso específico” da sua qualidade.

    02 de Julho 18h40
  • Opinião

    Aproveitemos “esta onda” (re)motivadora!

    E quando o Chefe de Estado, na sua mensagem aos Mambas, refere que o desporto está de volta, o que podemos daí concluir? Que está de volta, tendo em conta novas perspectivas, enquadradas numa realidade em que o país, com mais saúde financeira, reunirá condições para mais investimento no sector.

    18 de Junho 18h27
  • Opinião

    O que desmotiva a velha geração?

    “E pouco importa que a nossa criançada, devido a este corte na nossa auto-estima, vá vivendo de play-station, definhando paredes-meias com este novo paradigma assumido, de viver como seus os sucessos dos outros”

    09 de Maio 17h44
  • Opinião

    Quando a Praça Mugabe vira Marquês de Pombal

    A festa no Marquês de Pombal, centro de Lisboa, teve uma filha legítima em Maputo. Idêntica situação seguramente aconteceria se o vencedor da Liga Portuguesa fosse o FC do Porto, detentor de um penta, ou do Sporting, eterno candidato ao “tenta”.

    26 de Maio 09h50
  • Opinião

    Anti-machanganismo primário "vitima" Salvado

    Em regra, os técnicos do Sul sabem que no Norte do país o factor tribal funciona segundo os resultados: saudações e abraços quando vencem, rótulos de marronga ou machangana quando perdem.

    18 de Maio 18h43
  • Opinião

    Projectos que já não se… projectam!

    XI-CAU CAU O Estádio da Machava, cheíssimo, deu várias vezes corpo a tardes e noites de futebol absolutamente irrepetíveis. Os “canarinhos” tinham um Nito que começava as jogadas atrás, subindo e descendo pela sua ala como se existisse um alçapão.

    17 de Maio 15h51
  • Opinião

    Boas intenções, efeitos indesejáveis

    1. O antigo Presidente Joaquim Chissano, com a melhor das intenções, recebeu em audiência um apresentador de televisão que havia tido um excelente desempenho numa missão no estrangeiro.

    16 de Maio 18h51
  • Opinião

    Barça: auto-estima ao mais alto nível

    O Barça perdeu em França com uma das mais poderosas equipas da Europa, o Paris S. Germain, pelo “irrecuperável” resultado de 4-0. Restava o “inferno” de Campo Nou para a segunda mão, onde a classe de Lionel Messi se apresentava claramente insuficiente para se prever uma reviravolta

    16 de Maio 18h45
  • Opinião

    Dirigismo desportivo: paixão ou... tarefa?

    Xi-Cau Cau Desde os tempos da Secretaria de Estado aos de Ministério dos Desportos, passaram por lá vários titulares. Cumpriam uma tarefa do Estado. Uma vez chegada ao fim, pouco neles sobrou. Nem sequer a paixão que obrigaria a regulares presenças nos eventos desportivos que antes faziam gala em referir como importantes para a formação completa dos cidadãos.

    10 de Maio 19h33




Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique