Barragens do sul do país abaixo de 40% de armazenamento

Barragens do sul do país abaixo de 40% de armazenamento

Apesar de se apresentarem nestes níveis de capacidade de armazenamento, as autoridades consideram que a situação não é alarmante e descartam a possibilidade de restrições no fornecimento de água.

A época chuva 2019/2020 já está em curso. Nas zonas centro e norte do país, a chuva tem caído com alguma frequência e chega a causar inundações, mas o mesmo não se pode dizer no sul, onde a seca continua a fazer das suas. Aliás, a chuva cai, mas sempre abaixo do normal. O que se faz sentir é só calor e mais calor.

E as consequências das altas temperaturas se fazem sentir nas barragens. “Em termos de armazenamento, neste momento estamos com cerca de 26% para barragem dos Pequenos Libombos, 25 para Corumana e 34% para a barragem de Massingir”, revelou Agostinho Vilanculos da Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos, explicando que não é o ideal, pois “nós estamos no pico da época chuvosa e esta é primeira chuva que recebemos, mas as quantidades ainda não são muito satisfatórias. Isso significa que vamos continuar a ter esses níveis baixos de armazenamento o que é agravado pelos elevados níveis de temperaturas”.

As barragens estão abaixo de 40 de armazenamento, cenário que para a Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos ainda não é alarmante. “Estamos numa situação, relativamente, boa. Se formos a comparar este ano com os outros, estamos melhor. No ano passado, por estas alturas, estávamos com 22% do nível de armazenamento e este ano temos 4% acima”.

Assim, as autoridades garantem que vão continuar a alocar a água dentro dos parâmetros estabelecidos.

“Ainda não há alarme. Vamos continuar a trabalhar. No momento oportuno e se houver alerta de restrições, nós vamos informar”, tranquilizou Agostinho Vilanculos da Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos.

E porque estamos dentro da época chuvosa, as autoridades acreditam que até Março poderá se registar mais precipitação o que vai incrementar os níveis de armazenamento.


 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique