BM e MTC assinam acordo para troca de informações

BM e MTC assinam acordo para troca de informações

O Banco de Moçambique (BM) e o Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC) assinaram, um memorando de entendimento, por tempo indeterminado, que visa a troca de informações e dados geo-referenciados das principais infraestruturas sociais e económicas.

O objectivo, segundo um comunicado do BM, é melhorar o processo de tomada de decisões na expansão de pontos de acesso aos serviços financeiros, nomeadamente, de agências de instituições de crédito (bancos, microbancos, cooperativas de crédito, agentes bancários, organizações de poupança e empréstimo, operadores de microcrédito, ATM, POS, agentes de instituições de moeda electrónica, entre outros), em todo o país, sobretudo nas zonas rurais.

O Banco de Moçambique vai fornecer ao Ministério dos Transportes e Comunicações os critérios para a identificação dos locais com potencialidades para a instalação de infraestruturas financeiras e este, por seu turno, vai fornecer as credenciais para o acesso à informação e a hospedagem de informação geo-espacial do interesse da contraparte. Vai igualmente fazer a análise espacial para a identificação dos potenciais locais para a instalação das infraestruturas financeiras, e o treinamento e assistência técnica necessária aos técnicos do BM, nos trabalhos de campo para a colecta e validação dos dados recolhidos.

O Memorando foi assinado esta sexta-feira pela Administradora do Banco de Moçambique, Gertrudes Adolfo Macueve Tovela, e pela Coordenadora do Programa de Desenvolvimento Espacial (PDE) do MTC, Odete da Graça Semião.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique