Bruno e Kamo Kamo reforçam Mambinhas sub-23 contra Eswathini

Bruno e Kamo Kamo reforçam Mambinhas sub-23 contra Eswathini

Abel Xavier, seleccionador nacional dos sub-23, chamou 25 jogadores para a preparação do jogo diante do Eswathini, referente a primeira eliminatória de acesso ao CAN da categoria, que terá lugar no Egipto, em 2019. Na convocatória, destaque para um jogador que actua no provincial de Sofala e três que actuam fora de portas.

Esta convocatória dos Mambinhas sub-23 marca o regresso de Bruno Langa aos trabalhos da selecção nacional, ainda que seja no conjunto olímpico. Bruno Langa, recentemente transferido para o Amora de Portugal, regressa assim aos trabalhos do conjunto nacional depois de ter realizado três partidas com as cores nacionais, entre 2016 e 2017.

Bruno fez parte da selecção que foi a Madagascar empatar a duas bolas e depois veio a Maputo perder por 0-2, na eliminatória para CAN-Interno, em Julho de 2017. A estreia deste jogador foi no torneio da Cosafa, em 2016, na derrota dos Mambas diante da Namíbia, por 0-3. De lá para cá não mais fora chamado, tendo perdido, inclusive, as partidas de qualificação ao CAN-2019, diante da Guiné-Bissau e Namíbia, devidos a questões de documentação.

Esta será, pois a sua quarta presença nos trabalhos do conjunto moçambicano, pese embora nos sub-23, a selecção olímpica, que prepara o jogo diante do Eswathini, de qualificação ao CAN-2019, no Egipto.

Para além de Bruno Langa, outro jogador que é “recuperado” por Abel Xavier para integrar a selecção nacional sub-23, é Kamo Kamo, jogador que foi chamado pela última vez para a pré-convocatória diante da Guiné-Bissau, tendo falhado a lista dos convocados para o duplo embate frente a Namíbia. Jogador que sempre foi o esteio da formação “locomotiva” da capital do país, Kamo Kamo é capitão da selecção sub-20 e com chamadas permanentes nos Mambas nos últimos dois anos.

Mas os destaques vão, também, para outros dois jogadores que actuam no estrangeiro, para além de Bruno Langa, do Amora FC. Trata-se de Neymar, que joga no Vitória de Setúbal de Portugal e Jonny, do Gueuther Furth da segunda divisão da Alemanha, nova descoberta do seleccionador nacional. Estes dois jogadores vão fazer sua estreia no conjunto nacional, sendo que Neymar já jogou nas camadas mais jovens dos Mambas, nomeadamente nos sub-17 e sub-20.

Outra grande novidade de Abel Xavier é a integração de Zinedine, avançado da Liga Desportiva de Sofala, equipa do campeonato provincial de Sofala.

Em termos gerais, o Maxaquene contribue com maior número de jogadores (5), seguido pelo Ferroviário de Maputo (4) e do Costa do Sol, com três jogadores. A Liga Desportiva de Maputo e a União Desportiva de Songo, campeã nacional, contribuem com dois jogadores cada.

A primeira mão do jogo diante de Eswathini será a 16 de Novembro, no Estádio Nacional do Zimpeto, às 18H00, sendo que a segunda mão terá lugar em Manzine, quatro dias depois, ou seja, a 20 de Novembro.

Eis a convocatória de Abel Xavier para a eliminatória com o Eswathini:
Guarda-redes: Ernan e Franque (Fer. Maputo), Jonas (Maxaquene) e Victor (Costa do Sol)

Defesas: Huga (Incomati de Xinavane), Bruno (Amora FC de Portugal), Celso (UP de Manica), Comissário (Desp. Nacala), Danilo e Mexer (Maxaquene) e Jonny (Gueuther Furth de Alemanha)

Médios: Amadu (UD Songo), Candinho (Maxaquene), Mapangane (LD Maputo), Mussa (UP de Manica) e Nilton (Costa do Sol)

Alas: Jimmy (UD Songo), Kamo Kamo (Fer. Maputo), Raúl (Costa do Sol) e Victor (Maxaquene)

Avançados: Neymar (Vitória de Setúbal de Portugal), Dário (Textáfrica), Mário (Fer. Maputo), Kabine (Liga Desportiva de Maputo) e Zinedine (Liga Desportiva de Sofala)
 
Facto mesmo é que estes jogadores não poderão fazer parte da convocatória da selecção nacional de futebol, os Mambas, que será anunciada próxima semana, referente a confronto diante da Zâmbia, a contar para a quinta jornada de qualificação ao CAN-2019, nos Camarões, uma vez que esse jogo terá lugar no mesmo palco, Estádio Nacional do Zimpeto, mas no domingo, dia 18 de Novembro.
 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique