Cabrita e Donato lançam “O Blue da Majika”

Cabrita e Donato lançam “O Blue da Majika”

António Cabrita e João Donato lançam, hoje, às 17h30, o livro O Blue da Majika, no Camões - Centro Cultural Português, em Maputo.

O Blue da Majika resulta de um desafio que o escultor João Donato lançou ao escritor António Cabrita para escrever sobre as suas mais recentes peças de cerâmica: quinze recriações de instrumentos musicais tradicionais moçambicanos.

António Cabrita, actualmente professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane, recordou a mítica histórica da Música das Esferas, que supostamente governaria a harmonia do cosmos, divertiu-se a buscar uma origem para a criação destes instrumentos musicais e vitais para propagarem a comunhão dos ritmos e a empatia entre os humanos tão permeáveis à indiferença e à discórdia. É também descrito nestas fábulas que os animais deixaram de falar no instante em que rejeitaram a grande oferenda do Vento ao mundo: a música.

 Com este argumento, e criando igualmente canções para alguns instrumentos, António Cabrita escreveu dezassete poemas que ilustram as peças de cerâmica correspondentes. São assim convocados a esta orquestra a Mbila, o Pankwé, a Chigovia, a Gocha, a Majika, o Mpundo, o Trompete, a M’bira, o Chitende, o Masseve, a Malimba, o Xirupe, os Tambores, o Makwilo, entre outros, numa pauta com novas melodias, embora também se forneçam notas descritivas sobre cada um dos instrumentos, as suas características técnicas, morfológicas e a sua inserção na vida material e simbólica das comunidades.

O Blue da Majika pretende, através da reflexão e da diversão, ser um objecto pioneiro na articulação entre as artes e a poesia.

As 15 peças de cerâmica de João Donato estiveram expostas no Núcleo de Arte, numa exposição individual que esteve patente ente 14 e 20 de Novembro.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique