Campeonatos nacionais em África com nova calendarização

Campeonatos nacionais em África com nova calendarização

A Confederação Africana de Futebol (CAF), reunida em uma sessão ordinária do Comité Executivo, decidiu pela padronização do calendário futebolístico de todos os países do continente, a partir de 2019, que passa a iniciar em Setembro de um ano e terminar em Maio do ano seguinte.

Esta é uma das decisões tomadas pelo Comité Executivo da CAF, reunido em Casablanca, Marrocos, na reunião que antecedeu o início do Campeonato Africano das Nações para jogadores que actuam no continente, o chamado CAN-Interno. As decisões foram tornadas públicas pelo respectivo presidente do organismo que tutela o futebol africano, Ahmad Ahmad.

A grande revelação da reunião, tem que ver com a padronização do calendário futebolístico dos países africanos, como forma de criar um mesmo espírito nas equipas e nas federações nacionais. Assim, contrariamente ao que acontecia, em que alguns países tinham o calendário europeu, que inicia em Setembro e termina em Maio, casos da África do Sul, enquanto outros tinham o calendário americano, que inicia em Fevereiro ou Março e termina em Novembro, casos de Moçambique e Angola, a Confederação Africana de Futebol determinou que a época futebolística passa a iniciar em Setembro de um ano e termina em Maio do ano seguinte.

Para o caso de Moçambique, Angola e outros países que realizam as competições de Fevereiro e Março a Novembro, a CAF apela para a realização de uma competição que inicie em Dezembro deste ano até Maio de 2019, de modo a permitir que o defeso seja entre finais de Maio e início de Agosto, para que a temporada seguinte inicie em Setembro de 2019 e termine em Maio de 2020.

Competições africanas de clubes passam a ser a meio da semana

Outra das decisões tomadas pela Confederação Africana de Futebol, na reunião do Comité Executivo, realizado a 10 de Janeiro passado, é relativo às datas das provas africanas de clubes. Assim as provas continentais de clubes, nomeadamente a Liga dos Campeões e a Taça CAF ou Taça Nelson Mandela, passam a ser jogadas também a meio da semana, como forma de prejudicar as provas internas, uma vez que as equipas que chegavam longe nas competições africanas, passavam a ter cinco a seis jogos de atraso em relação a outras equipas.

Desta forma, a pré-eliminatória das duas competições africanas, Liga dos Campeões e Taça CAF, realizam-se entre 9 a 11 de Fevereiro, a primeira mão, sexta a domingo, enquanto a segunda mão terá lugar entre os dias 20 e 21 (terça e quarta-feiras).

Os dezasseis-avos-de-final das duas competições disputam-se entre 6 e 7 de Março (terça e quarta-feira) a primeira mão e entre 16 a 18 (sexta-feira a domingo) a segunda mão.

Vale isto dizer que a União Desportiva de Songo e o Costa do Sol vão entrar em competição nas afrotaças nos dias 9, 10 ou 11 de Fevereiro, e primeira mão, devendo jogar a segunda mão entre 20 e 21 a segunda mão.       

A partir de 2018, as indemnizações dos árbitros designados para as partidas da CAF serão pagas directamente pela CAF. Essa decisão histórica é uma materialização de uma promessa de campanha pelo presidente da CAF. Até agora, os regulamentos exigiam que as associações de acolhimento pagassem essas indenizações. A decisão reduz o encargo financeiro para as associações nacionais e também elimina um desafio ético porque remove a suspeita percebida entre as associações nacionais e os árbitros.

Validação de candidatos para as quatro vagas no Comité Executivo da CAF, para o qual uma eleição será organizada durante a Assembléia Geral Ordinária em 2 de fevereiro de 2018 em Casablanca;

Aprovação do calendário das competições interclub para o ano de 2018 (clique aqui) e modificação dos regulamentos destas competições, com um sorteio adicional antes do estágio das quartas-de-final.

Implementação em 2018 da Resolução do Simpósio de Futebol Africano de uma mudança de periodicidade para competições de clubes. A próxima temporada, uma transição começará em dezembro e terminará em maio de 2019 com uma aplicação mais rigorosa dos regulamentos do Licenciamento do Clube. Até 2019, o ciclo será executado de setembro a maio do ano seguinte.

Como parte dos preparativos para Total CHAN Etiópia 2020, uma equipe de inspeção da CAF realizará uma inspeção no país durante o primeiro trimestre de 2018.

O kit "fieldwiz", um dispositivo tecnológico para um melhor acompanhamento dos desempenhos dos jogadores, já oferecido pela CAF para as cinco equipes qualificadas africanas para a Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018, também será doado para as outras 49 Associações de membros.


 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique