“Canarinhos” elevam voo com mais vitória

“Canarinhos” elevam voo com mais vitória

Uma vitória importantíssima do Costa do Sol diante do Ferroviário de Maputo, em pleno Estádio da Machava, que marca um passo gigante rumo ao título que a turma de Horácio Gonçalves persegue há 12 anos.

Eva Nga, o suspeito de costume, foi, mais uma vez, o herói dos “canarinhos” ao abrir as hostilidades num cabeceamento certeiro, de cima para baixo, a responder positivamente ao cruzamento da direita de Manucho.

Já na segunda parte foi Isac quem ampliou a vantagem dos “canarinhos”, para festa dos milhares de adeptos que foram ao Estádio Machava acompanhar o dérbi da jornada. Os jogadores do Costa do Sol ainda foram provocar a claque “locomotiva” sem saber que ainda faltava um bom pedaço de tempo por se jogar.

Ussama, que neste jogo estava no lugar do suspenso Ako, devolveu a esperança ao Ferroviário de Maputo, num golo atribulado, em que Victor ainda defendeu um primeiro cabeceamento, mas não evitou o golo.

O resultado de 1-2 a favor do Costa do Sol coloca a turma de Horácio Gonçalves cada vez mais líder, agora com 48 pontos, e beneficiou do empate da União Desportiva de Songo na deslocação a Chiveve, a um golo, diante do Ferroviário da Beira. Assim, a diferença pontual entre o primeiro e o segundo classificado é de nove pontos, os mesmos que a União Desportiva de Songo ainda pode conseguir nos três jogos em atraso.
 
Empates igualam às vitórias
Em jornada de quatro empates e quatro vitórias, o resultado mais desnivelado aconteceu em Nacala, onde o Ferroviário local recebeu e goleou o Têxtil de Púnguè por 4-0, aliviando a pressão sobre si, já que está na zona incômoda na tabela classificativa. Os "locomotivas" de Nacala estão na 10ª posição, com 29 pontos, os mesmos do Desportivo Maputo, que não além de um empate a uma bola, diante do Desportivo de Nacala. As duas equipas (Ferroviário de Nacala e Desportivo Maputo) estão acima da linha d’água, mas contam com os mesmos pontos do Maxaquene e da Liga Desportiva de Maputo, que estão na zona da despromoção.

Os “tricolores” receberam e venceram o Baía de Pemba, no jogo entre aflitos, sacudindo os maus resultados e já alimentando a esperança de sair da zona do perigo. Já a Liga Desportiva de Maputo não conseguiu vencer o Ferroviário de Nampula, que chegou a Maputo 30 minutos antes do início do jogo, tendo jogado com o cansaço das duas horas de voo de Nampula a Maputo.

O Textáfrica do Chimoio também venceu, na recepção a ENH de Vilankulo, num golo de penálti que deixou muitas dúvidas. Os “fabris”, tal como os “açucareiros” e os “guerreiros” de Gaza, que empataram a uma bola no jogo entre si, estão bem posicionados para atingir a almejada manutenção na prova, já que estão entre a 5ª e a 7ª posição.
 
Diferença pontual mínima ainda preocupa equipas
Facto mesmo é que a diferença pontual entre as equipas, nomeadamente do 5º ao 13º classificado, é de apenas quatro pontos e não garante ainda manutenção a nenhuma delas. O Clube de Chibuto, que conta com 33 pontos, está bem posicionado, mas está a apenas quatro pontos da zona da despromoção, principalmente depois da recuperação da Liga Desportiva de Maputo, Maxaquene e Ferroviário de Nacala, contrastando com o mau momento vivido pelo Desportivo Maputo, que voltou a ser prejudicado pela equipa de arbitragem, ao não marcar um golo limpo, que seria olímpico, de Gervásio, o que faz com que ainda não tenha vencido nesta segunda volta.

O Ferroviário de Nampula e o Baía de Pemba ainda sonham com a manutenção, mesmo estando com 25 e 21 pontos, na 14ª e 15ª posições. Ou seja, estão, a esta altura, a quatro e oito pontos da saírem da zona da despromoção.

Já o Têxtil de Púnguè parece ter resignado e já a preparar o regresso a segunda divisão, uma vez que não vence há cinco jornadas e continuam cada vez mais lanternas vermelhas, com 13 pontos.

O Moçambola 2019 vai sofrer mais uma paragem, de duas semanas, para dar lugar aos trabalhos dos Mambas, que domingo terão um amigável com o Ruanda, de preparação.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique