Capacetes Brancos reforçam missão humanitária em Moçambique

Capacetes Brancos reforçam missão humanitária em Moçambique

Governo moçambicano e argentino criam uma estratégia de assistência humanitária para as populações em zonas carenciadas e em situação de calamidades naturais em Moçambique. A estratégia será implementada através do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) e o Ministério das Relações Exteriores e Culto da Argentina (MREC).

A estratégia consiste em trazer em situações de emergência, especialistas voluntários dos Capacetes Brancos para oferecer serviços de medicina geral e especialidades como pediatria, ginecologia, cardiologia e psicologia, bem como serviços complementares, como laboratórios, imagens de diagnóstico, ultrassonografia e fornecimento de medicamentos.

Os Capacetes Brancos desenvolvem actividades em Moçambique desde 2015, em resposta ao pedido formulado pela Missão São Benedito de Mangundze, na província de Gaza em coordenação com o Governo.

Segundo o comunicado disponibilizado a nossa redacção, refere que Capacetes Brancos actuam como atendimento médico humanitário, o que tem permitido maior acesso a assistência médica e social as populações vulneráveis, assim como as instaladas em zonas de reassentamento, em caso de calamidades e em situações de operações de resgate.

“Essas missões de assistência humanitária e para o desenvolvimento local abrangem diversos campos de actuação, desde a assistência médica e medicamentosa, treinamento de técnicos e apoio a população rural”, lesse no documento.

Os Capacetes Brancos desenvolveram mais de 295 ações de assistência humanitária em cinco continentes, e manejam uma rede de laços de cooperação internacional bilateral e multilateral para resposta imediata aos desastres sócio-naturais, actuando igualmente nas tarefas de reabilitação, reconstrução e desenvolvimento, além de promover a prevenção e gestão de riscos, valores igualmente partilhados pelo INGC.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique