Cape Town já tem água nas barragens

Cape Town já tem água nas barragens

Pela primeira vez em quatro anos, todas as barragens que abastecem à cidade sul-africana retêm água em níveis satisfatórios, em cerca de 95% da capacidade total.

A cidade que parecia estar a viver o princípio do apocalipse vê seus problemas de abastecimento de água resolvidos. Todas as barragens que abastecem Cape Town, neste momento, retêm água em 95% da sua capacidade.

Kevin Winters, professor sénior de Ciências Geográficas Ambientais na Universidade de Cape Town, explica como é que as barragens estão cheias agora.

“O que realmente fizemos melhor foi gerir a água, e é por isso que essas barragens estão tão cheias neste momento”, disse ele.
Segundo Winters, a cidade foi capaz de reduzir 15% da procura pelo líquido mais precioso.

Apesar desta melhoria, as restrições no consumo de água bem como as tarifas de água não serão reduzidas, pelo menos, por agora.

“Estamos actualmente no nível um de restrições hídricas, pelo que um nível abaixo desse não seria uma restrição”, explicou Xanthea Limberg, membro do comité municipal dos Serviços de Águas Residuais. Contudo, Xanthea acrescenta que uma avaliação será feita no final desta época chuvosa, para determinar que tipo de restrições serão adequadas para o “próximo período hidrológico”.

Mesmo diante de boas notícias, a cidade permanece em alerta, pois avizinha-se um clima mais quente e com menos chuva.

Portanto, os cidadãos são apelados à economizar água, para evitar que escassez deste recurso deixe de ser uma possibilidade e torne-se uma realidade.


 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique