Catalães manifestam-se a favor do diálogo político

Catalães manifestam-se a favor do diálogo político

Milhares de separatistas catalães estão, hoje, a manifestar-se em Barcelona, Espanha, a pedir a libertação dos líderes políticos acusados de rebelião e a reclamar a abertura do diálogo político, avança a Lusa.

Manifestantes em Barcelona, segundo cita Notícias ao Minuto, usam uma fita amarela em solidariedade para com os separatistas detidos, um sinal que o ministro da Justiça, Rafael Catala, considerou recentemente "insultuosos", alegando que com isso querem dizer que "há presos políticos na prisão em Espanha quando há é políticos presos".

O facto de dois grandes sindicatos, Comisiones Obrerase e UGT, se terem juntado à iniciativa, juntamente com as associações separatistas Assemblea Nacional Catalana e Omnium, provocou fortes protestos entre os seus membros que não defendem a independência.

Numa região muito dividida sobre a questão da independência, esta mobilização ocorre dez dias após ter sido libertado o ex-presidente independentista catalão Carles Puigdemont na Alemanha, onde um tribunal considerou que as acusações de "rebelião" não estão suportadas, lembra a Lusa.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique