Cenas Curtas selecciona concorrentes para segunda edição

Cenas Curtas selecciona concorrentes para segunda edição

Até dia 22 deste mês, os actores ou encenadores que queiram participar na segunda edição do Festival de Teatro Cenas Curtas, evento realizado pela Fundação Fernando Leite Couto, têm a possibilidade de se inscrever gratuitamente. Para o efeito, as associações culturais, os grupos de teatro (amadores e profissionais) e artistas individuais devem, no acto da inscrição, na sede daquela fundação na cidade de Maputo, submeter um texto com máximo de uma página A4, contendo a ficha técnica e a sinopse de cena.

Porque é de cenas curtas de que se trata, a peça submetida deve conter até oito minutos de duração, com um elenco constituído por três pessoas no máximo. De acordo com os requisitos divulgados pela Fundação Fernando Leite Couto, as cenas devem ser originais ou feitas a partir de uma adaptação de texto/ autor já existente. “Se for este o caso, o autor ou texto deverá ser devidamente mencionado na ficha técnica”, avança a organização.

Um dos propósitos desta segunda edição do Festival de Teatro Cenas Curta é estimular a criatividade dos participantes, bem à imagem do ano passado, altura em que se estreou a iniciativa. Assim sendo, há um conjunto de elementos que deverão ser incluídos nas cenas curtas, de modo a garantir a autenticidade e, igualmente, criar o que os organizadores consideram elo comum entre as apresentações. Os elementos propostos pela Fundação Fernando Leite Couto incluem adereços: mala e colher de pau; e as palavras: lixo e luxo.

Cumpridos todos os requisitos acima apontados, seguir-se-á, no dia 30 deste mês, a sessão de selecção dos candidatos, o que será confiada a um júri constituído por cinco profissionais do teatro e de outras áreas. A selecção será feita depois do júri avaliar as cenas apresentadas. Portanto, os critérios de avaliação serão os seguintes: qualidade técnica e artística das cenas, excelência técnica e artística da direcção e dramaturgia, qualidade da produção, adequação da montagem à proposta dos requisitos e o modo como os adereços e as palavras são criativamente incluídos.

Ano passado, houve 33 candidaturas para edição inaugural do Festival de Teatro Cenas Curtas, das quais foram seleccionados 15 grupos.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique